Sunday, October 18, 2015

Beleza inesquecível e irresistível

Pedro J. Bondaczuk

O escritor francês Victor Hugo, um dos grandes clássicos da literatura mundial, é desses homens de letras que dispensam apresentações. Portanto, não as farei, até para não ser repetitivo ou redundante. Por que? Porque escrevi, há não muito, longo ensaio, dividido em vários textos isolados – mas com continuidade, ou seja, com começo, meio e fim – que partilhei, por vários dias (se não me falha a memória, por semanas) com vocês, com comentários tanto sobre a sua vida quanto, e principalmente, sobre sua obra.

Destaco, todavia, que ele foi exímio criador de personagens, e de ambos os sexos. Celebrizou-se por emprestar-lhes verossimilhança, por retratar figuras marcantes dessas que os leitores não ousam, ou não conseguem esquecer. São inúmeras. Constituem imensa legião de tipos, com vários perfis sociais e psicológicos: clérigos, soldados, nobres, damas de alta sociedade, mendigos, costureirinhas, prostitutas etc.etc.etc., abrangendo, se não todas (o que é impossível para qualquer escritor) boa parte das pessoas que conheceu e com as quais conviveu no seu tempo, o século XIX, com os respectivos comportamentos.

Definir uma única personagem feminina inesquecível das tantas criadas por Victor Hugo, em torno da qual haja consenso, portanto, é tarefa que considero (e que é) impossível. Não que ele tenha dado poucas opções a quem se proponha a eleger uma, apenas uma, que não seja contestada por ninguém. Justamente, pelo contrário! Há tanta variedade de tipos, e todos com características tão marcantes, que a escolha tem que ser aleatória. Será facílimo justificar a razão de se optar por fulana, em detrimento de beltrana, e vice-versa. Todas se justificam. Como todo leitor de Hugo, tenho a minha preferência. E esta recai sobre a cigana Esmeralda, do romance “O corcunda de Notre Dame” (que no original francês tem o título de “Notre Dame de Paris”).

O escritor, ao receber de seus editores a incumbência, em 1829, de escrever um livro, para ser entregue em prazo extremamente exíguo, de um ano ou até menos, sequer cogitava, a princípio, em produzir uma obra de ficção. Pensava escrever História. Todavia, ao fim e ao cabo, o que acabou saindo foi um dos mais memoráveis romances de todos os tempos, inquestionável obra-prima ficcional, publicada em 1831. O jornalista Jonatan Silva observou (em magnífica análise crítica, sobretudo enxuta e objetiva, publicada no site “Paraná Online”, em 5 de março de 2015) o seguinte: “O amor de Quasímodo, o corcunda que trabalha como sineiro da catedral de Paris, pela cigana Esmeralda, uma dançarina de rua que se apresentava em frente à igreja, é o pano de fundo para que Hugo transformasse em literatura a sua obsessão pela era medieval. A história, que se passa em 1482, é, na verdade, uma ode à arquitetura gótica da cidade. Tanto que, em uma nota do livro, o autor explica que o termo gótico em seu significado consagrado é ‘perfeitamente impróprio’”.

O escritor estava preocupado com a crescente deterioração da catedral dedicada à mãe de Jesus (“Notre Dame” quer dizer “Nossa Senhora” em francês), construída em 1330 na Ile de La Cité, no meio do Rio Sena. Na época em que Hugo situou sua história, em 1482, ali estavam localizados os dois grandes monumentos da capital francesa: a igreja, a mais importante de Paris, e o Palácio da Justiça, o que centralizava, na ilha, religião e governo. Ao fim e ao cabo, todavia, acabou produzindo, reitero, um dos clássicos da literatura mundial, sobretudo de ficção. Tratando, especificamente, da nossa personagem feminina inesquecível, é forçoso reconhecer que Esmeralda (nascida Agnes) é uma mulher que representa uma espécie de beleza inquestionável, absoluta, beirando à perfeição, dessas que é impossível de não se apaixonar tão logo se a conheça.

Dois homens (entre tantos outros), de perfis diametralmente opostos, ou seja, Quasimodo – que aos quatro anos de idade foi abandonado pelos pais à porta da Catedral por causa da sua deformidade física, protótipo da feiúra, fisicamente repulsivo – e Dom Claudio Frollo (que criou o corcunda) se apaixonaram por ela. Não a amavam, todavia, da mesma maneira. O homem deformado, sem esperança alguma de ser correspondido, amava-a de forma desinteressada, altruísta, sem nada a esperar dela e com tudo a lhe dar, até a própria vida se fosse preciso.  Já o clérigo sentia pela cigana enorme paixão, mas, sobretudo, carnal, repleta de desejo sexual reprimido, embora muitas vezes se notasse uma grande ternura e carinho por ela. A belíssima mulher, todavia, não corresponde á paixão de nenhum dos dois. Faz, porém, opção equivocada. Elege para amar a Phoebus, oficial da guarda real, que apesar de lhe fazer mil juras de amor, tem uma noiva, Fleur-de-Lys, também belíssima, mas com ciúme incontrolável pela rival, o que a leva a praticar toda sorte de maldades. O tal soldado não nutre nenhum tipo de sentimento por Esmeralda, a não ser, exclusivamente, desejo sexual.

Interessante, e acima de tudo pertinente, é esta outra observação do jornalista Jonatan Silva, na fonte que citei: “Hugo usa sua obra para criticar a postura conservadora da Igreja Católica, naquela época uma instituição tão poderosa quanto o Estado. Ainda que tivesse sido um cristão fervoroso, cria em Claude Frollo, paí adotivo de Quasímodo e arquidiácono de Notre Dame, um personagem  que precisa se dividir entre a devoção a Deus e a adoração por Esmeralda. Sem mencionar a palavra pecado, Victor Hugo cria um personagem atormentado pelo desejo carnal que, consciente de sua condição, se esconde atrás da figura religiosa”.

E Jonatan acrescenta, mais adiante: “A única tentativa de conquistar a cigana, que também desperta o desejo de homens poderosos da cidade, é sequestrá-la. E encarrega Quasímodo de dar cabo da ação. Como era de se esperar, o corcunda é apanhado e levado à puníção física e é exposto em praça pública como troféu. Morto de sede, literalmente, o pobre-diabo ouvia à sua volta as pessoas afirmando que era ‘tão feio quanto a maldade’. E a única pessoa a lhe oferecer um pouco de água é Esmeralda”.

Minha proposta não é a de resenhar o romance, mas de justificar minha escolha da cigana como personagem feminina inesquecível, das tantas que Hugo criou. Mas para não deixar o leitor, que eventualmente não tenha lido o livro (deveria lê-lo) na mão, adianto o desfecho da história, cujo conteúdo colhi na enciclopédia eletrônica Wikipédia, dada sua objetividade:  “Do alto da Igreja de Nossa Senhora, Quasímodo e Frollo (que assassinou Phoebus, mas que tramou para que a cigana levasse a culpa pelo que não fez) assistem à execução de Esmeralda. O corcunda, louco de desespero, atira o padre do alto da torre e desaparece para sempre. Muito tempo depois, ao ser aberto o ossário de Montfaucon, local onde a bela cigana havia sido sepultada, são encontrados dois esqueletos abraçados; um deles, com visível deformação da espinha”. Esmeralda é ou não é personagem feminina para não se esquecer jamais depois de conhecê-la? Eu nunca a esqueci!


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: