Wednesday, May 22, 2013


Morre o homem e nasce o mito

Pedro J. Bondaczuk

Os ídolos, como qualquer ser humano, obviamente também morrem. Dependendo, porém, da idolatria que lhes seja tributada e das circunstâncias em que morreram, assim que ocorre a morte física, “nasce”, simultaneamente, o mito. E esse, por sua vez, sobrevive por séculos, às vezes por milênios, no imaginário popular. Foi o que aconteceu com o cantor, compositor e ator Carlos Gardel.

Os cronistas do longínquo ano de 1935 do século XX narram que, na véspera da morte do celebrado intérprete, ele recebeu a visita de uma garotinha, em Barranquilla, uma das escalas de sua até então vitoriosa turnê, que disse tê-lo visto, em sonhos, envolvido por chamas. Conforme essa versão, a menina teria implorado ao ídolo que não viajasse no dia seguinte, de avião, mas que fosse por terra que era muito mais seguro. O astro teria, apenas, se limitado a sorrir, sem dar maior atenção a aquela suposta premonição.

Não se sabe se esse episódio realmente aconteceu e, em caso positivo, se ocorreu da maneira que foi narrado. O provável é que se trate de mais uma das tantas lendas que sempre cercaram a vida (e esta teria cercado também a morte) de Gardel. Acho essa versão fantasiosa demais para ser verídica. Porém... nunca se sabe.

O cantor empreendia, então, vitoriosa turnê pelas Américas e tinha programado visitar as principais cidades da Colômbia, onde o tango, aos poucos, tornava-se popular, e quase tanto quanto na Argentina. Era comum, por exemplo, ouvirem-se os acordes do “Mano a mano”, da “La cumparsita”, do “Por uma cabeza”, do “Mi Buenos Aires querido” ou do “El dia que me queiras”, trauteados por algum transeunte nas ruas de Bogotá, ou assoviados por alguém em Cali ou em Medellin ou em qualquer outra grande localidade colombiana.

Nos cafés dos bairros boêmios, o tango já era o ritmo da moda. Mas não só neles, porém igualmente nas residências mais luxuosas, em que as pessoas de maior poder aquisitivo possuíssem vitrola, aparelho que na época estava ao alcance de poucos bolsos, dado seu alto custo. A chegada de Carlos Gardel a Bogotá, em 14 de junho de 1935, havia sido acontecimento marcante, que reunira frenética multidão no campo de pouso da capital colombiana, o Techo, para recepcionar o ídolo. O mesmo entusiasmo se repetiu em outros lugares por onde ele passou naquela excursão. Os fãs não lhe davam trégua, querendo autógrafos ou alguma lembrança qualquer, quando não simplesmente tocá-lo, como se fosse algum santo milagreiro.

Em 24 de junho, dez dias após seu desembarque na Colômbia, Gardel se dirigiu com destino a Cali, mas antes teria que fazer escala obrigatória em Medellin, onde não faria nenhuma apresentação. A aeronave que o transportava era um trimotor Kord F-31, da empresa aérea colombiana Saco. Integravam a comitiva os guitarristas Guillermo Barbieri, Domingo Riverol e José Aguillar, além do compositor e amigo, o paulistano de nascimento Alfredo Le Pera, o tradutor Jose Plaja e o massagista do astro, Alfonso Azaff.

A chegada foi tranqüila e sem nenhum incidente. A recepção calorosa que Gardel recebeu foi semelhante à recebida em outras tantas cidades pelas quais passou. A turnê começara em Nova York, com passagens pelo Porto Rico, pelas Antilhas e pela Venezuela, e seria completada na Colômbia, com o posterior regresso a Buenos Aires. Pouco antes de chegar a Medellin, Gardel havia feito memorável apresentação no Teatro Apolo, em Barranquilla, num show que marcou época na cidade.

O avião aterrissou por volta do meio dia no antigo Aeroporto de Las Playas (atualmente denominado de Olaya Herrera) e o astro decidiu almoçar, com os membros da sua comitiva. Antes, conversou com um adolescente, de 15 anos de idade, Enrique Bello (que se estivesse vivo, hoje estaria com 93 anos) que se tornou bem sucedido empresário do ramo cinematográfico na Colômbia. O rapaz perguntou a Gardel qual era sua idade. “El Zorzal” brincou com o moço. Chamando-o para um canto, disse: “Mira, pibe, tengo 44 años, pero no se lo vayas a decir a nadie” (“Olha, menino, tenho 44 anos, mas não vá dizer a ninguém”).

Às 15h10, horário colombiano (13h10 hora do Brasil), o grupo embarcou, outra vez, no F-31, que havia sido abastecido com 250 galões de combustível, para dar sequência à turnê. O momento do embarque, todavia, foi o derradeiro de vida do mito. A partir daquele momento, sua lenda viria a ser ampliada, com o acréscimo de fantasias e de exageros, que se somariam aos fatos realmente ocorridos, compondo uma lenda da qual é muito difícil distinguir a verdade histórica da ficção. E dezenas de histórias seriam inventadas, nos anos subseqüentes, para destacar ainda mais uma tragédia já por si só chocante, que dispensa acréscimos.

O avião começou a taxiar normalmente na pista. Tudo parecia absolutamente normal. Uma multidão estimada em pelo menos duas mil pessoas acompanhava a operação de decolagem. Subitamente, o aparelho guinou para a direita (ninguém jamais soube explicar a razão) e espatifou-se contra outra aeronave, ainda no solo, a “Manizales”, de propriedade da empresa Scadia, que aguardava no acostamento, com os motores ligados, para decolar um pouco depois do avião que conduzia Gardel.

O F-31 explodiu, envolto em chamas, diante dos olhos da atônita e aterrorizada multidão, impotente para prestar qualquer tipo de socorro à tripulação e aos passageiros. No acidente, morreram, carbonizadas, treze pessoas. O desastre foi atribuído a uma súbita rajada de vento, que teria feito o piloto perder o controle do avião.

A primeira sepultura de Gardel foi no Cemitério de San Pedro, em Medellin, onde seus restos mortais permaneceram por apenas oito meses. Seu velório foi realizado na casa do Monsenhor Enrique Uribe Ospina e foi marcado por cenas de desespero e de histeria popular. Mas seus fãs de Buenos Aires não admitiam ficar distantes do ídolo que veneravam. Providenciaram para que seus restos mortais fossem trasladados para sua pátria de adoção, à qual sempre jurou amor. Hoje eles estão sepultados no Cemitério de La Chacarita, local que se tornou até um dos principais pontos turísticos da capital argentina.

Carlos Gardel, homem de muitos amores, que tinha propensão à obesidade quando abandonava seus exercícios de halterofilismo (chegou a pesar 120 quilos), e que era viciado em corridas de cavalo, morreu solteiro. Nunca se casou, apesar de haver conquistado o afeto de tantas pessoas. E ganhou o coração não de apenas uma mulher específica, mas de todo um povo, que o amou extremadamente, enquanto vivo, e que ainda o ama, posto que, agora, apenas à sua memória. Afinal, mitos não morrem. Ou, para ser mais exato, tardam a morrer, não raro séculos ou até milênios.

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: