Sunday, May 05, 2013


Da derrota à prosperidade


Pedro J. Bondaczuk


Os funerais do imperador japonês Hirohito, falecido em 7 de janeiro passado, de câncer intestinal, mais do que uma manifestação de apreço ao velho monarca, está servindo como uma homenagem do mundo todo à pujança e ao poderio atuais do império que comandou por tantos anos. Ou seja, os dignitários de mais de 150 países presentes em Tóquio estão ajudando a sepultar o passado do Japão, marcado, principalmente, por sua participação na Segunda Guerra Mundial, de olho em seu presente.

Muitos dirigentes estão ali para pedir dinheiro para os mais diferentes projetos. José Sarney, por exemplo, solicitou US$ 5,9 bilhões e talvez consiga trazer US$ 1 bilhão. O representante mexicano, por seu turno, deseja o respaldo japonês para o alívio da sua imensa dívida externa.

O da Nicarágua, está pedindo dinheiro para a construção de uma obra que está na cabeça de muita gente desde o século passado, ou seja, um canal interoceânico, que substitua o do Panamá. Os panamenhos, por seu lado, não se conformam, e através do seu presidente, Manuel Solis Palma, esperam obter financiamento japonês para a abertura de uma segunda via navegável, paralela à já existente, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico.

Raros são, portanto, os líderes que se entrevistam com o primeiro-ministro Noboru Takeshita e que não tenham o seu pedido no bolso. O premier ouve a todos e com a conhecida cortesia oriental, responde amavelmente.

Uns vão deixar Tóquio levando alguma coisa para casa. É o caso de José Sarney, que se não obteve tudo o que pediu, também não saiu de mãos vazias. Outros ouvirão o clássico “vamos estudar”. Mas, certamente, ninguém vai receber um seco e doloroso “não” (palavra que o padre Antonio Vieira classificava de “terrível”).

Isso mostra a importância do Japão no mundo contemporâneo, o que é um atestado à organização, inteligência e espírito de iniciativa (para não dizer de sua célebre operosidade) desse povo extraordinário.

Afinal, esse país saiu arrasado da Segunda Guerra Mundial. Foi o único a conhecer o efeito da “arma das armas” em sua própria carne, a terribilíssima bomba atômica, e em dose dupla. No entanto, recuperou-se, partiu para a tarefa de reconstrução virtualmente sem ajuda e reverteu toda a situação.

De grande devedor que era, até há cerca de duas décadas, é hoje o credor por excelência do mundo todo. De um país humilhado pela derrota, o Japão é, atualmente, respeitado pela tecnologia que desenvolve. Por isso, o sepultamento de Hirohito, que também foi responsável por esse renascimento, fecha, de vez, as portas do passado. E, sobretudo, projeta um futuro radioso para a proverbial “terra do sol nascente”.

(Artigo publicado na página 11, Internacional, do Correio Popular, em 24 de fevereiro de 1989).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: