Saturday, May 11, 2013


Conflito entre Egito e Líbia


Pedro J. Bondaczuk


O clima de tensão reinante no Oriente Médio e Norte da África está atingindo o seu clímax, com ameaças e contra-ameaças envolvendo os Estados Unidos, Israel, Líbia, Síria e até mesmo o Irã, país que está fora desse perímetro. E esse estado de coisas não vem de agora. Agravou-se desde 25 de setembro, quando três terroristas palestinos apossaram-se de um iate israelense, ancorado no porto cipriota de Lanarca, no Dia do Yom Kippur, e mataram seus três ocupantes judeus.

Desde então, os observadores passaram a prever um novo "round" desse conflito, que alcança, em 1986, 39 anos de duração. E com batalhas e revanches, uma área, que até a Segunda Guerra Mundial mal era mencionada na imprensa, já gerou, nessas quase quatro décadas, milhares de quilômetros de textos, cujas folhas que os receberam dariam para perfazer várias vezes a distância de ida e volta à Lua, se enfileiradas lado a lado.

Nessa área disputa-se, hoje, muito mais do que alguns quilômetros de terra para abrigar alguns milhões de palestinos espalhados por acampamentos do Líbano, da Síria, da Jordânia, do Iraque, da Tunísia, do Marrocos, da Líbia e do próprio Israel. Estão em confronto, aí, como em qualquer conflito já registrado no pós-guerra, as duas ideologias que polarizam a humanidade neste século, previsto para ser o "das luzes" e que no seu término vai se revelando ser o "da discórdia universal".

De um lado encontram-se Israel e Egito, fiéis aliados norte-americanos, que desde o Acordo de Camp David, de 1978, protagonizaram uma estranha aliança. De outro, Síria e Líbia, braços armados de Moscou na região do Sul do Mediterrâneo, grandes clientes dos russos na aquisição de armamentos e seus prepostos na execução da estratégia de manter os Estados Unidos (e os países que o acompanham) sob contínuo alerta.

Os egípcios, desde quando Anwar el-Sadat expulsou de seu território os soviéticos, atraídos para lá pelo falecido líder da sua independência nacional, o coronel Gamal Abdel Nasser, pretendem assumir ares de hegemonia na região. Isso tornou-se mais fácil a partir da queda do falecido xá do Irã. A atual República Islâmica enveredou por caminhos imprevistos desde então, perdendo, dessa forma, a condição de "xerife" da zona não apenas do Golfo Pérsico, mas até do Oriente Médio, que fica um pouco além.

Hosni Mubarak não possui, evidentemente, a mesma capacidade de liderança e idêntico oportunismo do seu mentor político, assassinado em 1981. Em compensação, não é dotado, também, da prudência de Sadat. Isso pode perfeitamente conduzi-lo a uma aventura temerária contra a Líbia.

É evidente que num confronto direto o Egito tem condições de vencer os líbios em poucos dias, ou talvez até horas, de combates. Mas se eventualmente vier a empreender alguma aventura desse tipo, o país terá encrencas para muitos anos. Tornar-se-á, quase que fatalmente, alvos de constantes ataques do terror e a sociedade egípcia, carente de tantas coisas, terá que viver num permanente sobressalto, sem saber quando será atacada por algum eventual carro-bomba e nem de onde poderá partir o ataque.

Seu prestígio no mundo árabe (que tem veleidades de liderar), ficará reduzido a nada e se não se acautelar, ficará ainda mais isolado na região do que está atualmente. Hosni Mubarak bem que sabe disso. A prova de que está ciente foi a preocupação que demonstrou em se eximir de qualquer eventual responsabilidade quando os caças norte-americanos desviaram de sua rota o avião da Egyptair, que transportava para Túnis os seqüestradores do transatlântico italiano Achille Lauro, no dia 10 de outubro. Na ocasião, as relações do Cairo com a Casa Branca chegaram a ficar estremecidas. Imaginem o que não poderia ocorrer se o Egito viesse a atacar, por um motivo que não fosse considerado legítimo, algum país da comunidade árabe!

(Artigo publicado na página 11, Internacional, do Correio Popular, em 4 de janeiro de 1986)

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: