Saturday, March 02, 2013


Perfil de um homem exemplar

Pedro J. Bondaczuk

As virtudes mais admiráveis (e desejáveis) de qualquer ser humano, são (não necessariamente nessa ordem): fé, esperança, caridade, bondade, justiça, solidariedade, amor ao próximo, sensibilidade e talento, entre outras. Homens virtuosos, felizmente, ainda os há, embora não na quantidade desejável. Contudo raros, raríssimos, reúnem todas essas qualidades (e tantas mais) simultaneamente.

Sei, todavia, de uma pessoa que reuniu, ao mesmo tempo, esse conjunto de virtudes. Refiro-me ao juiz de direito, jornalista, advogado, poeta, escritor e acadêmico Dr. Alcy Giglioti que, se vivo estivesse, completaria 82 anos de idade em 22 de dezembro deste 2012.

Contudo, parodiando o escritor Guimarães Rosa, essa ilustre personalidade “ficou encantada” em 2007. Ou seja, nos deixou para gozar das delícias do Paraíso destinadas aos que, em vida, tiveram conduta retilínea  e exemplar. Tive o orgulho de partilhar da sua companhia na Academia Campinense de Letras, onde ocupou, com dinamismo e distinção, a cadeira de número 31, que tem como patrono Plínio Barreto e que teve, como antecessores, David Antunes e Mário Pires. É, portanto, “imortal” no único tipo de imortalidade possível a nós, humanos. Ou seja, o da memória.

Mas não foi somente a essa destacada instituição que o Dr. Alcy honrou com sua presença e valorizou com sua dinâmica atuação. Pertenceu, também, à Academia Campineira de Letras e Artes, ao Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas (centenária entidade que tanto serviço prestou e vem prestando à comunidade da nossa cidade), ao Clube de Escritores de Piracicaba, à Casa dos Poetas de Campinas, à Associação Campineira de Imprensa e ao Clube dos Poetas de Campinas. Ufa! Haja disposição para tantas atividades artísticas e culturais.

Destacar sua atuação na vida pública seria até redundante, porquanto é de conhecimento público. Atuou, por exemplo, na magistratura paulista, com responsabilidade e afinco, onde ingressou por concurso em 1966, sendo juiz de direito até a aposentadoria. Fora da vida artística, foi, ainda, professor universitário, jornalista e até dono de jornal. Foi, como se vê, homem “não de sete instrumentos”, mas de dezenas deles, marcando seu desempenho, em todas as atividades que exerceu, com competência, dedicação e proficiência. Como não admirar e não reverenciar um homem assim, paradigma para todos os idealistas e os que lutam pela construção de um mundo melhor?!

Sua atuação como escritor foi tão relevante e memorável como nas outras atividades que citei. Legou à posteridade os seguintes livros, entre poesias e crônicas: “Sonetos e poemas para o amor”, “Poemas sem tempo”, “O seu Natal com amor”, “Palpites de um palpiteiro feliz”, “Verdades”, “A morte na poesia” e “Gênese & Memória, um livro sincero”. Além disso, organizou as obras “Poemas Olimpienses”, de sua mãe Julia Blanco Giglioti e “Sete contos curtos”, do irmão (também jornalista e escritor, que morreu prematuramente aos 50 anos de idade) Adir Giglioti.

Como se vê, foram muitos e memoráveis feitos, todos de inestimável valor, que o Dr. Alcy legou à comunidade, eu diria, à humanidade. Nenhuma dessas façanhas supera, no entanto, seu maior legado para Campinas. Explicarei na sequência de qual se trata. Antes, peço licença para uma ligeira consideração a título de preâmbulo.

Cada pessoa imagina o Paraíso de uma forma diferente, peculiar, própria, de acordo com seus gostos e anseios. Para uns, trata-se de um lugar de eterna alegria, de absoluta, completa e ininterrupta confraternização entre todas as pessoas e todas as espécies, sem dores, injustiças e nem maldades. Para estes, ali o leão é manso como um gatinho e brinca de apostar corrida com o cordeiro e não há hierarquias ou poder. Ademais, ninguém pensa em passar quem quer que seja para trás.

Para outros, porém, o Paraíso é uma festa sem fim, com as melhores comidas e bebidas, onde tudo é perfeito e belo. As maneiras de pintar esse lugar ideal, do qual a morte terá sido banida, como se vê, têm milhões, quiçá bilhões de versões, materiais ou espirituais, dependendo de quem o imagina. Da minha parte, às vezes sou tentado a projetar o Paraíso da mesma forma que Jorge Luís Borges, que escreveu: “Sempre imaginei que o Paraíso será uma espécie de biblioteca”. Quem sabe se não é?

Se o for, e até presumo que possa ser, o Dr. Alcy Giglioti criou essa versão do Paraíso imaginada pelo escritor argentino. Ao longo da sua produtiva e ativíssima vida, desde a juventude, nos anos 50, colecionou livros e mais livros, dos melhores que já foram editados, desde os clássicos até os lançamentos mais badalados do mundo editorial, passando por obras raras e enciclopédias, dos mais variados assuntos e autores. Conseguiu reunir um acervo considerabilíssimo, de 55 mil volumes. E não foi só. Colecionou revistas, gravações musicais de artistas nacionais e internacionais e diversos filmes em VHS.

E o que fez com tudo isso? Vendeu? Afinal, reuniu um patrimônio artístico e cultural dos mais invejáveis. Poderia, com a maior facilidade, obter alguns milhões na sua venda. Mas o Dr. Alcy era idealista, homem virtuoso e, sobretudo, bom. Entre  suas virtudes, a generosidade sempre esteve em destaque. E mostrou-a na prática franqueando, gratuitamente, à comunidade campineira, esse valioso acervo artístico cultural. Para ressaltar ainda mais esse caráter generoso da sua personalidade, homenageou seu irmão, morto tão prematuramente. Foi assim que nasceu a Biblioteca Adir Giglioti, que administrou até sua morte e que hoje é administrada por sua filha Luciana.

Não exagero, pois, ao exaltar suas virtudes. Se exagero há, é para menos, por não conseguir ser apto o suficiente para encontrar palavras adequadas que definam com exatidão sua grandeza moral e intelectual. O poeta e dramaturgo alemão, Bertholt Brecht, escreveu, em certa ocasião: “Há homens que lutam um dia e são bons. Há homens que lutam um ano e são muito bons. Há homens que lutam muitos anos e são melhores. Mas há os que lutam toda a vida: esses são imprescindíveis”. É o caso, certamente, do Dr. Alcy Giglioti, em cujo exemplo de vida busco me inspirar, elegendo-o como paradigma de conduta.

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: