Sunday, May 08, 2016

Poema denuncia os que enriqueciam com a peste

Pedro J. Bondaczuk

A pandemia de peste bubônica que, a partir de 1347 assolou quase toda a Europa, matando milhões e milhões de pessoas, transformando cidades populosas em povoações fantasmas, devastou, também, a Inglaterra, levando pânico e morte aos seus habitantes. Ao contrário do que aconteceu, porém, no território que mais tarde iria constituir a Itália atual (e principalmente Florença), que tiveram escritores notáveis registrando os vários aspectos desse flagelo (como o historiador Giovanni Villani, o proto-ficcionista Giovanni Boccaccio, com seu Decamerão e o poeta Francesco Petrarca, com seu “Cancioneiro”), poucos textos daquela época chegaram até nós. A rigor, em minhas pesquisas, localizei apenas dois, ambos de poetas e os dois apresentando a peste “apenas” como panos de fundo de suas produções. Refiro-me a William Langman (ou Langland, como muitos o identificam) e Geoffrey Chaucer.

O primeiro, parece ser o mais antigo, mas que se celebrizou por ser considerado o pioneiro na menção de um personagem lendário, cuja existência real é debatida há séculos, até hoje, no caso o herói-bandido ou bandido-heroi como queiram, Robin Hood. Chaucer, por seu turno, é tido e havido como o maior poeta da Inglaterra medieval. Pelo menos, é o mais conhecido na atualidade. Hoje, concentrarei meu foco em William Langman (ou Langland, sabe-se lá). Se pouco, ou praticamente nada, se conhece desse poeta, o mesmo não pode ser dito da obra que lhe é atribuída, o poema “Piers Plowman” (que pode ser traduzido como “Pedro, o camponês”). Trata-se de um calhamaço de sete mil versos. Ele “teria” sido composto em 1377. Tudo o que se refere a essa figura tem que ser colocado no condicional, pela ausência de provas que definam com rigor quem foi e o que fez (e, provavelmente, até se existiu).

Vamos supor, todavia, que tenha existido, que tenha sido de fato autor do extensíssimo poema que lhe é atribuído e que seu nome verdadeiro seja William Langman, para simplificar a análise. Como ressaltei antes, a peste não é tratada especificamente por ele. Serve, somente, como pano de fundo, para caracterizar a época a que o autor se refere. Os mais se de sete mil versos exprimem uma busca espiritual e teológica do poeta, além de ostensiva reivindicação social. O cenário que ele pinta é o de uma Inglaterra socialmente convulsionada, dominada por um clero corrupto, caracterizada pela exploração dos camponeses, que se rebelavam contra isso. Foi nesse contexto que se mencionou a figura de Robin Hood, pretenso paladino dos explorados e injustiçados, o tal que roubava dos ricos para distribuir aos pobres.

Conhecendo a natureza humana como se conhece (e no comportamento básico, ele pouco, ou nada mudou), o poema reveste-se de rigorosa verossimilhança. Ouso afirmar que é a lídima  expressão da realidade de então, uma espécie de “reportagem” medieval em versos. Ademais, não posso deixar de admirar (e de concordar) com conclusões como esta, do poeta: “Tu és escravo, enquanto desejas alimentos abundantes de outrem. É melhor comeres teu pão, que serás livre”. Outros pontos que ficam explícitos entre tantos, são a generalizada desconfiança nos médicos de então (a maioria, meros charlatães, que prescreviam poções inócuas, a torto e a direito, sem saberem sequer por que o faziam), a desorganização do trabalho agrícola por culpa da epidemia e a desavergonhada exploração de um clero corrupto, cujo único deus, na verdade, era o dinheiro.

Um desses abusos, posto que não o único, era a venda de indulgências, ou seja, o perdão de todos os pecados de quem se dispusesse a pagar. A “escritura”, dessa “compra da redenção”, era a bula. E os que as vendiam eram conhecidos como “buleiros”. Isso ocorria, na época, não somente na Inglaterra, mas praticamente em toda a Europa. O poeta escreve, à certa altura, referindo-se a determinada aldeia: “(...) Ali pregava um buleiro, como se fosse um sacerdote. Exibia uma bula, com selos do bispo, e dizia que podia absolver a todos da falsidade do jejum, das promessas quebradas e de todos os pecados. Os ingênuos acreditavam e se consolavam com suas palavras. Achegavam-se do buleiro, se ajoelhavam e beijavam a bula. Ele lhes fazia um sinal de indulgência e aceitava, em troca do documento, anéis e broches, na ausência de dinheiro. Assim, os camponeses entregavam o ouro para continuarem sendo, impunemente, gulosos ou lascivos, ou ladrões. Se o bispo fosse venerável e digno de seus dois ouvidos, não enviaria o seu selo para enganar as pessoas (...)”.

E o poeta pondera: “(...) Talvez o bispo nem soubesse, mas o buleiro pregava com o conhecimento do padre, repartindo com ele o que arrecadava, que deveria beneficiar os pobres da paróquia caso não fosse desviado. Párocos e padres queixavam-se ao bispo que as paróquias eram cada vez mais pobres, desde o tempo da peste, para venderem Indulgências e assim viverem em Londres e gozarem ali a doçura da vida, pois a riqueza é doce (...)”. Fico imaginando o que ocorreria hoje caso sobreviesse uma pandemia mundial, neste mundo globalizado, cuja forma de detenção, controle e eliminação fosse absolutamente desconhecida. Não quero ser pessimista (pois esta não é minha índole), mas se algo assim acontecesse, muitas e muitas pessoas, talveza milhões delas, julgando-se invulneráveis e imortais, certamente explorariam, e com muito maior gana do que na Idade Média, a desgraça alheia para enriquecer. Até porque, com a absurda maior quantidade de habitantes agora, do que em 1347, há uma variedade quase infinita de tipos, com extremos que vão desde os boníssimos que beiram a santidade (cada vez em menor número) aos sumamente maldosos e corruptos, ególatras e avarentos, que só adoram o próprio umbigo. Ou não?!!!


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: