Thursday, May 05, 2016

Papel da opinião pública



Pedro J. Bondaczuk


O fato de o plano de estabilização econômica, anunciado nesta semana pelo ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, ser consistente, realista e tecnicamente correto, não é nenhuma garantia de que venha a Ter o sucesso esperado. O conjunto de medidas tem uma série de condicionantes, até maior do que as proposições de Eliseu Resende, dadas a público em 24 de abril passado.

Ambos os programas se complementam. Os dois dependem da boa vontade de um Congresso que nunca mostrou disposição de colaborar com o governo. Em ambos, houve a decisiva interferência de Fernando Henrique Cardoso (tido como um forte presidenciável).

Um dos grandes defeitos desses planos, e de tantos outros já apresentados, ou a apresentar, está na expectativa que sempre é criada na sociedade em relação ao seu teor. Esse fato dá margens para que muita gente aproveite o alarido criado em torno das medidas para fazer reajustes preventivos de preços, mesmo que o conteúdo seja adiantado com grande antecedência pela imprensa e que seja evidente a inexistência de choques ou congelamentos. Foi o que ocorreu mais uma vez agora.

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP (Fipe) detectou novamente esta prática. E nem seria necessária essa prova. O consumidor sentiu os efeitos das remarcações em seu bolso. Como parte considerável da inflação brasileira tem a ver com a expectativa inflacionária, o novo programa, elaborado exatamente para atacar essa disfunção econômica em sua raiz, vai contribuir para mais uma evolução dos índices neste mês, por causa do mistério que se criou, por duas longas semanas, em torno de seu anúncio.

Quanto ao sucesso ou não das medidas anunciadas, tudo vai depender do grau de mobilização da opinião pública. Convém ressaltar que a campanha sucessória – e desta vez não somente para a Presidência, mas para os governos estaduais, para o Congresso Nacional e para as Assembléias Legislativas – já está rolando nas ruas com uma antecipação inusitada de mais de um ano.

Nestas circunstâncias, governadores, prefeitos e congressistas (que sofrem influência direta desses chefes de Executivo) certamente não se mostrarão dispostos a colaborar espontaneamente com o governo federal.

É uma ilusão achar que políticos formados na “escola” do carreirismo, da demagogia institucionalizada e do populismo (que dão resultados num país tão despolitizado) irão se mostrar dispostos a colocar os interesses nacionais acima de suas ambições pessoais.

Daí o ceticismo de alguns setores em relação ao plano de estabilização, que na verdade não é um pacote fechado, mas o início de um projeto que tende a ser muito mais amplo, se os oportunistas, os que jogam no time daqueles que pretendem “levar vantagem em tudo”, permitirem.

Está na hora de o brasileiro ser mais participativo, mais atuante e muito mais crítico em assuntos que dizem respeito à sua vida. É preciso estar atento, discutir as medidas, fazer pressão, cobrar, exigir serviços dos representantes que o cidadão elege.

Cada falcatrua ou negociata que algum deputado ou senador faz tem como cúmplice quem o elegeu. Afinal, tais parlamentares agem em seu nome, tendo como procuração o voto recebido nas urnas. É mais do que justo, portanto, sendo inclusive uma questão de prudência, cobrar por atos e omissões dos que atuam em nosso nome.

(Artigo publicado na página 2, Opinião, do Correio Popular, em 19 de junho de 1993).


 Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk    

No comments: