Tuesday, October 28, 2014

Revolução sem barricadas


Pedro J. Bondaczuk


A informática, conforme o leigo ainda pensa, não veio para suprimir emprego de ninguém e muito menos para servir apenas para que empresas de maior porte aumentem os seus lucros, racionalizando o seu trabalho. Pelo contrário, ela criou um novo campo profissional, de intensa absorção de mão de obra e sua importância na nossa vida é crescente, facilitando a nossa existência em inúmeros aspectos e tornando as coisas mais práticas.

Por exemplo, através dela, os cegos já podem se comunicar com o mundo. Aos poucos, os computadores vão sendo introduzidos nas salas de aula, melhorando o nível de ensino. Chegam aos hospitais, salvando vidas. E Belo Horizonte já possui um sistema que auxilia no controle de trânsito. Até à sacristia a informática já chegou.

Portanto, quem ainda se opõe a este avanço (e por incrível que pareça, ainda há pessoas assim), ou quer fazer demagogia com a ignorância da massa, ou é extremamente mal informado. O computador, por exemplo, fez surgir entre nós uma nova disciplina (entre tantas): a Bioengenharia.

Sua contribuição nesse campo, para citar alguns exemplos, consiste em processamento de imagens (como a tomografia computadorizada), no diagnóstico de moléstias, na análise de sinais biológicos, na automação de exames clínicos e de hospitais, na supervisão de pacientes e vai por aí afora.

Hoje já existem várias universidades no Brasil que possuem a sua cadeira de Engenharia Biomédica, no grau de pós-graduação. Há, ainda, centros de pesquisas, transferidores de tecnologia. Essas instituições formam pessoal brasileiro e de altíssimo nível, para atuar nas diversas indústrias do setor de informática.

Pode-se dizer, portanto, que o computador está promovendo uma revolução em todo o mundo, sem barricadas, sem líderes carismáticos e nem ações grandiloqüentes. É um processo silencioso, mas progressivo, constante, competente, tendente a melhorar a vida de todos nós.

(Artigo publicado sob pseudônimo de Alex H. Bentley na página 12, Informática, do Correio Popular, em 30 de setembro de 1988)


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk      

No comments: