Friday, October 24, 2014

Desagradável surpresa


Pedro J. Bondaczuk


A seleção brasileira feminina de vôlei foi surpreendida, pela da Rússia, logo na estréia, no campeonato mundial da modalidade, que se disputa no Japão. Jogando muito aquém da sua possibilidade, foi derrotada, até com relativa facilidade, por 3 sets a 0. Está fora da disputa do título? Claro que não!

O Brasil venceu as partidas seguintes, de forma pra lá de convincente, e continua como favoritíssima, junto com as russas e as cubanas. Massacrou, por exemplo, o inexperiente e jovem time da República Dominicana, por 3 a 0 (15/1, 15/4 e 15/4) e a veterana equipe da Alemanha, também por 3 a 0 (15/1, 15/4 e 15/3). As meninas treinadas por Bernardinho têm até uma tradição em competições internacionais: invariavelmente começa mal (como no recente Grand Prix) e acabam campeãs. Tudo indica que isso vai se repetir.

Em âmbito interno, a Leites Nestlé, de Jundiaí, conquistou, com muita justiça, seu terceiro título paulista de vôlei feminino, ao vencer a BCN por 3 partidas a 2, nos playoffs (1x3, 3x1, 3x1, 2x3 e 3x1), caracterizados por rigoroso equilíbrio.   

No Campeonato Brasileiro de Futebol, enquanto Ponte Preta e Guarani livraram-se, de vez, do rebaixamento, seis times ainda disputam duas vagas para as finais e outros tantos lutam para não cair, com o América de Natal já rebaixado. A desorganização, no entanto, estraga mais uma vez a competição, com sucessivos adiamentos de partidas e com o Vasco da Gama ameaçando bagunçar de vez o torneio (caso se classifique), afastando-se do País com enorme (e desnecessária) antecedência, para disputar, em Tóquio, o mundial interclubes com o Real Madri, de Roberto Carlos e Sávio. No campo, o futebol brasileiro não perde para ninguém, em termos de qualidade e de técnica. Fora dele... Bem, é aquela tragédia que todos conhecemos. "Remember" a final da Copa do Mundo na França, que parece não ter deixado nenhuma lição. Uma pena!


(Artigo divulgado na revista eletrônica "Barão Virtual", na Internet, na terceira semana de janeiro de 1999)


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: