Sunday, October 05, 2014

Mortalidade infantil


Pedro J. Bondaczuk


O setor de saúde, ao lado da educação, deve ser prioritário em qualquer país que se preze e seja razoavelmente administrado. Todavia, estas duas áreas, no Brasil, são as que enfrentam maiores dificuldades, quer na destinação de recursos, quer na eficiência de sua aplicação.

As conseqüências, todos estamos vendo e sentindo, inclusive em nossas vidas. O ensino público de base sofreu dramática deterioração, forçando a maioria dos pais, aqueles que podem, naturalmente, a gastar fortunas em escolas particulares. E o que falar da saúde?

O representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), no Brasil, Ogap Kayayan, constatou que as verbas para o setor caíram à metade do que se aplicava em 1987, que já não era o ideal. Por essa razão, embora seja lamentável, não é para se estranhar o dramático aumento da mortalidade infantil, especialmente no Nordeste.

Doenças praticamente banidas em todo o mundo, como a hanseníase, por exemplo, proliferam no País. E o serviço prestado pela rede pública à população --- e quem se vale dele são os brasileiros carentes, sem renda ou que a têm baixíssima --- chega, em alguns lugares, a ser catastrófico.

Kayayan destacou que o atendimento preventivo à saúde melhorou bastante nos últimos sete anos. "Se isto não estivesse acontecendo, teria sido um desastre", explicou. Se governar é, como dizem, definir prioridades, o Brasil há muito não tem governo.

O que esperar, em termos de futuro, de um povo fraco, doentio e mal educado? Os brasileiros têm operado verdadeiros milagres diante dessas circunstâncias negativas. Isso atesta se tratar de um dos melhores e mais criativos povos do mundo. Como sempre se faz por aqui, agora que a porta está arrombada, vai ser posta uma tranca nela.

O governo decidiu liberar, em caráter emergencial, R$ 160 milhões para o combate à mortalidade infantil no Nordeste. Espera-se que as verbas cheguem, de fato, aos verdadeiros destinatários e não sejam desviadas para usos menos nobres, quando não para o bolso de determinados "espertalhões".

Compartilhamos da opinião do representante da Unicef quando afirma que "é uma vergonha para um país como o Brasil apresentar índices de mortalidade que no Nordeste, em média, chegam a 70 por mil crianças até um ano de idade". Até porque, temos todas as condições para reverter esse quadro. Basta que haja vontade política. E sobretudo honestidade.

(Artigo publicado na página 2, Opinião, do Correio Popular, em 4 de julho de 1994).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk     

No comments: