Sunday, July 13, 2014

É preciso inteligência para mudar

Pedro J. Bondaczuk

O fracasso da Seleção Brasileira na Copa do Mundo e, mais do que sua desclassificação nas semifinais, a forma como isso aconteceu, com aqueles humilhantes e surreais 7 a 1 sofridos diante da Alemanha, levantaram um alarido geral, do Oiapoque ao Chuí. Pudera! Subitamente, até os que consideravam nosso futebol a oitava maravilha do mundo (e não tenho nenhum problema em admitir que me incluo entre estes), deitaram falação e passaram a considerar tudo errado. De repente, Luís Felipe Scolari deixou de ser um “gênio”, um treinador vencedor, um “paizão” compreensivo e afável, para se tornar alvo de chacotas, de zombarias de toda a sorte, da ira popular e de coisas muito piores, como se fosse o único culpado pelo maior vexame que a única pentacampeã mundial protagonizou em sua centenária história. Não foi!

E isso tinha que acontecer justo em 2014, quando a Seleção Brasileira completa cem anos de trajetória inigualavelmente vitoriosa e quando o Brasil é a sede da Copa do Mundo, com o desafio sobressalente de resgatar de uma vez por todas o trauma de 1950! Afinal, como diz o povão, “desgraça pouca é bobagem!” Felipão é o principal culpado – ou o único como tantos o consideram – pelo megavexame? Até quem é dotado de um único e solitário neurônio, se o botasse para funcionar, concluiria que não. Mas... a patuléia ignara acha que sim. E o que fazer? É mais fácil eleger um bode expiatório e jogar sobre ele toda a culpa de insucessos do que procurar a verdadeira causa do fracasso.

O polêmico treinador, cuja personalidade eu já admirava, cresceu muito em meu conceito. Óbvio que não por causa de sua eventual “genialidade” técnica, ou tática, ou coisa que o valha. que, aliás, deixam a desejar. Felipão revelou-se, pelo menos a julgar pela performance de seus comandados, estar, no mínimo, desatualizado. Então qual o motivo da minha admiração e, sobretudo, do crescimento dela por ele? Simples. É sua personalidade. É sua hombridade. Pouquíssimas pessoas, seja qual for a atividade considerada, agiriam como Felipão agiu no próprio dia da goleada alemã e nos subseqüentes. Não se escondeu, não se esquivou de nenhuma entrevista coletiva, não se negou a responder nenhuma pergunta, a maioria ostensivamente provocativas, mesmo sabendo que seria “linchado”, como foi, moralmente pela totalidade da imprensa. Eu não teria essa grandeza. Mandaria todos para o inferno, pediria demissão no ato e não comandaria a equipe nem para a disputa do terceiro lugar. Felipão, porém, teve a coragem de assumir publicamente toda a responsabilidade pelo fracasso, sem transferir culpa para os principais protagonistas do vexame (os jogadores, claro). Afinal, futebol não é ciência exata, mas um jogo. Nenhum suposto cientista na matéria conseguiria ou conseguirá o menor sucesso se quem jogá-lo não o fizer com um mínimo de inteligência, concentração, vontade e talento.

Antes que alguém mal intencionado, ou burro, me interprete mal, não estou afirmando que tudo na Seleção Brasileira esteja “divino e maravilhoso”. Óbvio que não está. Aliás, nunca esteve, nem mesmo na conquista dos cinco títulos mundiais. Nosso futebol tem profundos erros de estrutura, que sempre foram ignorados dado o sucesso (intermeado, claro, de fracassos, como os de 1950, 1954, 1966, 1974, 1982, 1986, 1990, 1998, 2007 e 2010) no gramado. Foi preciso levar a paulada que levou, diante da Alemanha, para que caíssemos na realidade. Pretendo tratar com detalhes desses erros estruturais, mas com vagar, sem açodamento, em textos talvez semanais, talvez mensais, sei lá. São tantos os aspectos a abordar que os comentários a respeito consumirão, com certeza, páginas e mais páginas e talvez não consiga tratar sequer de uma fração deles.

O que não se pode é destruir tudo em nosso já tão frágil futebol, como se nada prestasse, sob pena de extinguirmos de vez essa modalidade, em âmbito profissional, em nosso País. Não podemos, por exemplo, nos deixarmos iludir por estapafúrdias teorias de conspiração que circulam na internet, esta terra de ninguém em que convivem idéias e conceitos excepcionais com o máximo de baixaria, burrice e estupidez. Cito, como exemplo, duas das megabobagens que se tornam onipresentes nas redes sociais. Uma é a de que esta Copa estaria “comprada” pelo Brasil, que a ganharia de qualquer maneira, jogando bem ou mal. Se, eventualmente, isso tivesse mínimo foro de verdade, então esqueceram de subornar a Alemanha, não é mesmo? Ora, ora, ora. Se algum ingênuo dos ingênuos ainda acreditava nisso, os 7 a 1 desmoralizaram esse absurdíssimo boato.

A outra teoria da conspiração que ainda circula em vários espaços refere-se ao principal (e no meu entender, único) craque da nossa Seleção. Refiro-me, óbvio, ao Neymar. “Alguém”, não se sabe quem, saiu com a estapafúrdia versão que a principal estrela brasileira não sofreu fratura coisa nenhuma. Que sua contusão nem mesmo foi grave e que o jovem atleta poderia ter jogado contra a Alemanha sem nenhum problema. Então, por que não jogou? Ora, ora, ora. Foram postados, inclusive, vídeos que “comprovariam” essa absurda versão, divulgada como “notícia” e não como fantasia digna de figurar entre as mais surreais peças do absurdo. Sequer me darei o trabalho de rebater essa baboseira com argumentos. Citei-a apenas como prova de que não podemos nos fiar em tudo o que se diz por aí a respeito da Seleção e nem nas pseudo-soluções para resgatar a grandeza do nosso futebol.

A mais comezinha das lógicas indica que para você resolver algum problema tem, antes e acima de tudo, que identificá-lo com precisão, sem nenhuma dúvida ou ambigüidade. Para curar qualquer doença, tem-se, é evidente, que diagnosticá-la com exatidão, sob pena de se indicar terapia inadequada que, em vez de curar o paciente, agrave seu mal e o leve, até mesmo, à morte. As deficiências do futebol brasileiro, que são muitas, não serão todas identificadas com a cabeça quente, como todos estamos agora, sob o impacto de tão profunda decepção, como foram aqueles 7 a 1 sofridos diante da Alemanha. As medidas para a correção de rumos não poderão ser tomadas em questão de horas, mesmo de dias ou meses. É um processo que talvez dure anos. Claro que quantos menos, melhor. E isto desde que o diagnóstico seja completo, e rigorosamente exato. É preciso inteligência para mudar!


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: