Thursday, June 30, 2016

HÀ DECISÕES QUE PODEM, E DEVEM SER “AMADURECIDAS”

Há decisões que, mesmo importantes, não são urgentes ou dramáticas. Permitem um tempo de “maturação” que varia de acordo com as circunstâncias.  Como a que um determinado diretor de uma empresa rentável, que tenha recebido uma proposta de fusão com outra, que não seja lá muito bem administrada,  mas que com algumas correções administrativas, poderia ser altamente lucrativa, às vezes enfrenta. Caso concorde com a medida, pode ensejar o surgimento de uma companhia maior, mais poderosa e mais eficiente, uma “holding”, ou corporação ou algo parecido, com amplas vantagens para todas as partes envolvidas. Pode, porém, estar assumindo um indesejável problema, que apenas cause dores de cabeça e enormes prejuízos.

 ***

MUITAS DECISÕES NÃO DEVEM SER ADIADAS

Ernest Dichter recomenda “Durma em cima do problema”. Ou seja, pondere sobre ele. Permita que a decisão amadureça em seu espírito. Colha o máximo de informações possíveis (e todas rigorosamente exatas e objetivas) sobre a questão em torno da qual você terá que decidir. Mas nunca confunda a prudência com a procrastinação. Não assuma a atitude covarde de “empurrar a decisão a ser tomada com a barriga”, adiando-a sine die, indefinidamente. É necessário que nesses casos o administrador tenha “feeling” para determinar o tempo certo antes de decidir. Este não pode ser nem maior do que o necessário, nem menor do que recomenda a prudência. É indispensável que seja o ideal. É verdade que decisões apressadas freqüentemente induzem as pessoas a erros, com os conseqüentes aborrecimentos e prejuízos. Mas as tardias podem pôr por terra preciosas oportunidades, que provavelmente jamais voltarão a aparecer.


@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro. Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria:

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: