Monday, June 27, 2016

ASTÚCIA É MERA ESTRATÉGIA DO SÁBIO

A sabedoria e a astúcia raramente andam de mãos dadas. O ideal é que andassem. Aliás, não raro, são condições até antagônicas. Muitos consideram-nas sinônimas. Acham que se trata da mesma coisa, apenas com nomes diferentes. Ou seja, entendem que se trate tão somente de questão de semântica.  Enganam-se, todavia. Posso, por exemplo, ser sábio e, no entanto, despido de esperteza (esta sim sinônima de astúcia). Aliás, a fama de que gozam os notórios luminares da sabedoria, os gênios, os gigantes intelectuais da espécie, é a de serem ingênuos. Nem todos, óbvio, o são. Mas o fato de serem não os tornaria e nem os torna menos sábios. O astuto é aquele sujeito que deseja, e tenta levar vantagem em tudo. Não lhe importa os meios que venha a empregar para isso. A ele qualquer um a que recorra justifica os fins. E estes são, sempre, os de se sair bem, mesmo que para isso prejudique multidões, não raro um país inteiro. Reitero, isso não é sabedoria. O sábio faz da astúcia, quando se vale dela, mera estratégia, mas tem em mente que se causar prejuízos ou qualquer espécie de dano a alguém, fatalmente terá que arcar com as conseqüências. Por isso, não os causa. Já o tolo não tem essa preocupação. E sua astúcia, desacompanhada de sabedoria, invariavelmente o leva a trocar os pés pelas mãos. Via de regra, quem quer levar vantagem em tudo, finda por não levar vantagem em nada. Pode até se dar bem por certo tempo. Mas no final, sempre acaba desmascarado, pagando o preço por sua “esperteza”.   


@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária” José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria:

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

 Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: