Tuesday, June 28, 2016

CONVÉM CONSULTAR PESSOAS DE CONFIANÇA PARA DECIDIR
  
Barack Obama e Vladimir Putin têm em suas mãos a real possibilidade de causar a completa destruição do Planeta e tudo o que há nele, se tomarem uma decisão errada a propósito do uso do imenso arsenal nuclear de que dispõem. Como se vê (e não apenas nesse exemplo extremo), a solidão caracteriza o ato de decidir seja lá o que for. É um ato individual, mesmo que afete (como é o caso) bilhões de pessoas. A lição ensinada por Ernest Dichter em seu livro “Espelho, espelho meu, existe gerente mais eficaz que eu?” (Editora McGraw Hill),  aplica-se bem tanto a Obama, quanto a Putin (ou outro líder qualquer cujo país disponha de arsenal nuclear). O publicitário austríaco observa: “A discussão com colaboradores confiáveis é valiosa”. Apesar dessa consulta, no entanto, é evidente que nenhum líder que se preze vai abrir mão da prerrogativa de decidir. Ele é que terá de arcar com todos os bônus e com os correspondentes ônus da decisão que tomar. E Dichter justifica a prudência da consulta: “Falar a respeito de decisões importantes (sempre com colaboradores confiáveis, frise-se) ajuda a assegurar que você não omitiu detalhes importantes”. Muitas vezes um fator mínimo da questão em análise, que visto de forma isolada aparenta ser irrelevante no contexto, pode ter importância fundamental. Se não for levado em conta, pode levar todo o empreendimento (seja de que natureza for) ao fracasso. Afinal, duas cabeças tendem a pensar melhor que uma. E várias delas...


@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária” José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria:

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: