Sunday, June 26, 2016

Miséria socializada


Pedro J. Bondaczuk


A pesquisa "Crianças e Adolescentes-Indicadores Sociais", divulgada, na semana passada, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostra que, entre outras coisas, o Brasil é a sociedade mais injusta do Planeta em termos de distribuição de renda.

Nesse aspecto, o País perde, inclusive, para povos que se situam no chamado Quarto Mundo, ou seja, as 42 sociedades nacionais mais pobres da comunidade internacional, como Gana, na África, e Bangladesh, na Ásia. Os mais penalizados com as políticas concentracionistas perversas, que massacram os brasileiros há pelo menos um século, são os elos mais frágeis da corrente social: os menores de idade e os idosos.

O estudo do IBGE, ultrapassado, pois referente a 1990, extraído da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, revela que o Brasil conta com 59,7 milhões de crianças e adolescentes, entre os 7 e os 17 anos. Deixou, portanto, de ser um dos países mais jovens do mundo, já que conta com uma população adulta de 86,5 milhões de pessoas, aí incluídos os velhos.

O dado mais chocante, todavia, é o que se refere à renda familiar. Mais da metade do público infantil brasileiro, 32 milhões de menores, provém de famílias cujo rendimento mensal per capita é de mísero meio salário mínimo. Todo esse contingente, portanto, que representa o futuro da Pátria, vegeta abaixo da linha da miséria. É estarrecedor!

Mais revoltante ainda se torna essa constatação diante dos escândalos que se sucederam, de março do ano passado para cá, envolvendo desvio de bilhões, talvez trilhões de cruzeiros dos cofres públicos, que foram parar nos bolsos de alguns espertalhões.

É desnecessário recapitular tais episódios, como a falcatrua ocorrida na Legião Brasileira de Assistência. Como os rombos aplicados nas finanças da Previdência Social, através de aposentadorias fantasmas ou de valores superdimensionados. Como os casos das mochilas e bicicletas do Ministério da Saúde. Ou como o "affaire" envolvendo o ex-ministro Antonio Rogério Magri, culminando com o esquema PC, fartamente conhecido por causa das revelações que vieram ao público por parte da recente Comissão Parlamentar de Inquérito.

Se em 1990 --- antes, portanto, da perversa recessão que vem empobrecendo, cada vez mais, os brasileiros --- a situação já era tão deprimente, imagine-se agora como é que não está! A pesquisa revela, entre outras coisas, que há dois anos, 4 milhões de crianças, entre os 7 e os 14 anos, estavam fora das escolas. O analfabetismo, acima dos 15 anos, chegava a 18,3%.

E o relatório não diz nada acerca dos meninos e meninas de rua. Omite-se sobre esse imenso contingente que cresce ao Deus dará, à espera de que alguma doença, ou bala assassina, elimine de vez esses seres humanos sem afeto, perspectiva, esperança e sem futuro.

É verdade que o País precisa de um choque ético na vida pública. Mas necessita de mais do que isso. Precisa, urgentemente, repensar as relações desta sociedade em que à maioria são reservados somente deveres e contratempos, para que uma minoria mande para o Exterior --- estima-se que US$ 60 bilhões de capitais brasileiros estejam aplicados no estrangeiro --- o fruto de todo o esforço coletivo. É deprimente e revoltante!

(Artigo publicado na página 2, Opinião, do Correio Popular, em 16 de setembro de 1992).


 Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: