Wednesday, June 29, 2016

ALGUMAS DECISÕES TÊM QUE SER INSTANTÂNEAS

Há dois tipos de decisões: as que somos forçados a tomar quase que instantaneamente, em fração de segundos, mais ditadas pelo instinto do que pela razão, em determinada situação de emergência, sem tempo para nenhuma espécie de reflexão e as que podem ser refletidas, ensaiadas, pesadas e exaustivamente analisadas. Digamos que o leitor esteja dirigindo um carro numa rodovia, em noite tempestuosa, em velocidade que lhe permita frear abruptamente o veículo caso tope com algum obstáculo não previsto, sem riscos de capotamento. Suponhamos que a estrada seja de pista única e que em determinada curva, de baixa visibilidade, um animal qualquer cruze a frente do automóvel. Numa fração de segundos, correndo os riscos ditados pelas circunstâncias, o motorista terá que tomar uma decisão imediata, que pode, não raro, lhe custar a vida, se for a errada, e muitas vezes as de outras pessoas. O tal leitor terá, em primeiro lugar, contar com um veículo em perfeito estado mecânico. Vai precisar, também, que seus reflexos estejam afiados. O que fazer? Desviar do animal, indo na direção do barranco no acostamento à esquerda? Torcer o volante para a direita, onde há um profundo abismo, separado da estrada somente por um frágil “guard-rail”? Frear bruscamente, correndo o risco de sofrer um choque de outro veículo na traseira? Ou atropelar o animal, para ver no que dá? Tudo isso, o motorista vai ter que decidir instantaneamente.    


@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria:

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: