Wednesday, June 22, 2016

SÓ A “DÚVIDA SENSATA” É SAUDÁVEL

A dúvida sensata, na medida certa, não é, como muitos desavisados entendem, falta de fé. Trata-se de um ingrediente que promove a evolução espiritual e melhora as idéias, consolidando as convicções. Estabelece, depois de esclarecida, bases sólidas para as crenças que, a partir de então, se tornam inabaláveis. Mas a dúvida é como o sal. Se a utilizarmos além da medida, tornará as idéias intragáveis, como acontece com as comidas salgadas em demasia. Conheço pessoas, por exemplo (e não são poucas), que ainda não acreditam que o homem tenha pisado na lua. Há, inclusive, um site na internet que reúne os que pensam dessa maneira. Argumentam que a corrida espacial se deu no contexto da guerra fria. E que na ocasião, tanto os Estados Unidos, quanto a extinta União Soviética se utilizaram de todos os recursos, inclusive ilícitos, para fazer propaganda de seu respectivo regime. E que a descida na lua foi uma dessas “mentiras” com fins promocionais. Dizem até – com uma convicção que não se sabe de onde vem – que as imagens de televisão, que mostraram Neil Armstrong pisando, em 20 de julho de 1970, no solo lunar, foram, na verdade, gravadas em algum deserto da Terra, no Saara, talvez, ou, quem sabe, até em próprio território norte-americano. É o tipo de dúvida ridículo. É o caso do “sal” usado em excesso.


@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria:

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: