Friday, June 24, 2016

Facilidades e dificuldades

Pedro J. Bondaczuk

Ser escritor, nos dias que correm, se tornou mais fácil e, simultaneamente, mais difícil, por paradoxal que pareça. A facilidade principal e óbvia está nos meios de consulta, de produção e de difusão dos textos. Há não muito, para se pesquisar qualquer assunto, por exemplo, era necessário gastar fortunas na aquisição de livros. Quando isso não era possível (e raramente era), o escritor precisava fazer demorada e cansativa “romaria” a várias bibliotecas em busca das informações que precisava. E haja tempo para isso! Não raro, sequer encontrava o que estava à procura.

Hoje, a rede mundial de computadores possibilita que o escritor tire praticamente todas e quaisquer dúvidas que eventualmente lhes surjam, permitindo-lhe escrever com segurança e correção. Basta acessar o Google e este lhe fornece uma infinidade de fontes de informação sobre praticamente tudo. Ademais, para “visitar” as melhores bibliotecas do mundo e ter acesso a obras que até não muito tempo lhe eram interditas, basta digitar corretamente seu endereço na internet e pronto. Um vasto universo se descortina à sua frente.

Quanto às possibilidades de divulgação, sequer é preciso lembrar dos recursos de que dispomos hoje. O que, por exemplo, não dariam os escritores do século XIX e início do XX (para não ir muito longe), para dispor de um espaço na internet, para divulgar suas produções?! No entanto, para nós, isso é tão corriqueiro e banal que sequer nos lembramos.

E onde residem as dificuldades? Em vários pontos. Afinal, nada é perfeito, como seria desejável que fosse. Primeira dificuldade: a tremenda concorrência. Temos, na atualidade, mais escritores do que os que a humanidade produziu em toda sua história, somados.

Segundo obstáculo: originalidade. Embora o escritor contemporâneo disponha de uma infinidade de temas a explorar, os mais óbvios são explorados por milhares, quiçá milhões de concorrentes mundo afora ao mesmo tempo. Quando achamos que escrevemos algo absolutamente novo, não raro descobrimos, constrangidos, que esse mesmíssimo assunto foi explorado não por um, mas por uma infinidade de escritores, posto que com abordagens diversas da nossa.

Terceira dificuldade: preservação da autoria. São cada vez mais comuns plágios, alguns desastrados e grosseiros, daquilo que escrevemos com tanto empenho e entusiasmo, notadamente na internet. Apesar de haverem leis e mais leis que resguardem os direitos de autoria, amiúde estas são violadas, às vezes, até, sem que venhamos a saber. E novas e não menos enjoadas dificuldades poderiam ser mencionadas, o que não faremos para não cansar o paciente leitor. Como se vê, como toda a moeda, esta, que se refere à nossa atividade, também tem duas faces: a das facilidades e a dos obstáculos.


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: