Thursday, January 23, 2014

Qualidade que compensa a quantidade

Pedro J. Bondaczuk

A quantidade de determinada produção intelectual nem sempre se casa com a desejável qualidade. Alguns diriam “nunca”. Não chego a tanto. Seria pueril generalização. O ideal é que ambas, quantidade e qualidade, andem juntas, até porque, a prática contínua e ininterrupta, ao menos em teoria, tende a conduzir à proximidade da perfeição, já que esta é, no meu entender, inatingível. Neste caso, refiro-me, especificamente a escritores e ao seu legado à posteridade. Há os que escrevem, e publicam, dezenas e dezenas de livros que, no entanto, passados pelo rigoroso crivo da crítica, “peneirados e coados”, apresentam resultado pífio em termos qualitativos. Em outras palavras, são ruins. Não têm conteúdo. São repetitivos e óbvios. Não passam de coleções de clichês, que nada acrescentam à Literatura.

Em contrapartida, há os que escrevem, e publicam, poucos livros (às vezes, apenas, um único). Todavia, essa obra solitária, quando o caso, é primorosa e não raro genial. É verdade que não se trata de nenhuma regra. Tudo corre ao sabor do acaso. Há escritores de extensíssima bibliografia e nada do que escrevem pode ser considerado medíocre ou minimamente contestável. São os que conseguem conciliar quantidade com qualidade. Ademais, há, também, os que escrevem pouco, mas tão mal, que seria melhor que não escrevessem nada. Pelo menos preservariam certo prestígio, manteriam intacta a dignidade. Não se exporiam, com tamanha facilidade, ao ridículo e à execração pública.

David Salles perpetuou, em livros, relativamente pouca coisa, se levarmos em conta sua erudição e preparo intelectual. Todavia, tudo o que publicou, rigorosamente tudo, é de uma qualidade à prova de reparos. E, no que se refere à ficção, sua bibliografia é ainda mais escassa. Mesmo assim, é tido, havido e plenamente reconhecido, como mestre, como referencial, como paradigma no que se refere à Literatura ficcional, e não somente baiana, foco desta série de estudos, mas brasileira (e, quiçá, mundial). Dos onze livros seus, que foram publicados, a grande maioria é constituída por teses acadêmicas, dissertações e crítica literária. Apenas quatro fogem desse padrão. E, assim mesmo, dois são uma espécie de antologia: “Reunião” (junto com Sônia Coutinho, João Ubaldo Ribeiro e Noênio Spínola) e “Histórias da Bahia” (Edições GDR, 1963), que tomei como referência para esta série de estudos, em que é, apenas, um dos 23 escritores selecionados. Os outros dois livros de ficção de David Salles são: “A traiçoeira invenção da noite” (contos) e “A coragem pela metade” (novela).

Todavia, se for considerada sua produção jornalística, esse quadro muda radicalmente. A quantidade de textos que publicou em jornais da Bahia, de São Paulo e de Minas é das mais copiosas e relevantes. Reunidos em livro, comporiam não apenas um, ou dois, ou cinco, ou dez volumes, mas (sem exagero) perfariam toda uma biblioteca e das mais copiosas. É verdade que a maioria dessa produção é composta de crítica literária. Mas David Salles publicou, também, dezenas e dezenas de contos em jornais e revistas. E se essas tantas histórias fossem reunidas em livros, engrossariam muito sua bibliografia no que se refere à ficção. Não foram. Uma pena. Quem saiu perdendo, como sempre, foi o leitor. David se orgulhava da condição de jornalista profissional. Chegou, inclusive, a ser editor-chefe de uma revista de muito prestígio e reconhecido valor temático,, no caso, “Ângulos”.

Aliás, casos, como o dele, são bastante comuns. Conheço uma infinidade deles. Convivi com jornalistas geniais, que publicaram, por anos a fio, não raro diariamente, textos e mais textos brilhantes e, quando deixaram a atividade, por demissão ou por aposentadoria, foram esquecidos de vez. Só encontro uma palavra para definir esse esquecimento: sacanagem! Mas o jornal tem vida curta, “Nasce” na madrugada e, já ao cair da tarde, perde a atualidade. Sem função, é posto de lado. Serve para outras tantas coisas, quase nunca nobres, que não a leitura e a informação. Isso só não acontece com leitores que cultivem o saudável hábito de organizar e manter hemerotecas. Para quem não sabe do que se trata, esclareço que essa é a palavra que designa uma coleção de recortes de jornais. Conheço poucos que têm esse inteligente e econômico hábito.

Guardadas as devidas proporções qualitativas, ocorre comigo mais ou menos o que ocorreu com David Salles. Minha produção jornalística foi absurdamente alta. Só de comentários de política internacional, publiquei-os, todos os dias, sem nenhuma interrupção, nem aos sábados, domingos e feriados, ao longo de quinze anos e meio consecutivamente – isso sem falar em crônicas, ensaios, contos e até poemas. Os leitores do “Diário do Povo” e do “Correio Popular” são testemunhas. Multipliquem quinze anos por 365 dias e terão uma idéia de a quanto chega essa quantidade de artigos que escrevi e publiquei na imprensa. Nem eu acredito que escrevi tanto. Todavia... livros só consegui publicar quatro. Quem não foi meu leitor de jornal e que quiser avaliar minha obra, apenas, pelos exemplares impressos e publicados, ficará certamente decepcionado. “Foi só isso o que esse sujeito escreveu?!”, poderá dizer (certamente dirá), pondo em dúvida a criatividade e a produtividade deste “escrevinhador”. O mesmo ocorre com David Salles.

O conto com que participa da antologia “Histórias da Bahia”, intitulado “Tanque novo”, dá conta da qualidade do seu texto ficcional. Nessa história ele faz algo que jamais consegui. Coloca-se na condição de mulher (da personagem Joana), apaixonada por Otávio, com o qual faz o conhecido joguinho de sedução que via de regra antecede qualquer relacionamento amoroso. E faz isso com tamanha verossimilhança, expressa tão bem a psicologia feminina, que chegamos a duvidar que o conto foi escrito por um homem. Reitero, tentei isso várias vezes e nunca consegui. Infelizmente, não consigo, por mais que tente, raciocinar como mulher.

Como é do meu hábito, ou seja, sem dar indicação do que trata o enredo (para não estragar a surpresa dos que eventualmente vierem a ler a história), partilho, com vocês, o trecho com que David Salles encerra o conto “Tanque Novo”:

“O caminho olha-a silencioso nas casas pretas de barro batido, ela espia atrás. Lá o tanque, lá os armazéns, lá o fumo para escolher, lá as prensas. Lá as prensas. Lá, ela sabe, a rua comprida dando vista para o jardim.

As flores lilases do Tanque Novo, flor de bambu d’água, estão imóveis. São tiradas no tempo da festa de Nossa Senhora da Conceição para a noite, na novena, em que a igreja é ornamentada pelas mulheres dos armazéns de fumo. Chega agora novamente a época e o tanque outra vez está coberto de flores, as mulheres todas retirando-as para o altar mor ficar lilás. Joana precisava de Otávio para ajudar seu esforço, precisava, abaixada, sente-se tão cansada (ela acha) e cospe de lado, cospe de lado, tão cansada...

Vamos beber água
Lá no Tanque Novo
Vamos beber água, minha santa,
Que o tanque não tem fim”

Não entenderam nada? Não faz mal! Leiam o conto. Leiam “Histórias da Bahia”, antologia à disposição dos interessados em qualquer sebo, dos tantos que contam com sites na internet. Leiam que vocês irão conhecer magníficos ficcionistas baianos, entre os quais o genial David Salles se destaca. Leiam que, com certeza, chegarão à mesma conclusão a que cheguei, de que qualidade importa muito mais do que quantidade. Mas quem conseguir conciliar as duas coisas, será tanto melhor, sem dúvida.



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: