Wednesday, January 15, 2014

Manifestar excesso de modéstia para agradar alguém deixa de ser virtude. Torna-se defeito. Significa timidez ou hipocrisia. Muitas vezes, para satisfazer a vaidade alheia, escondemos o que de fato somos, para que nosso interlocutor se sinta igual ou superior a nós. Pensamos que, dessa forma, estamos agradando essa pessoa. O poeta dinamarquês Piet Hein (um mito em seu país) traça a seguinte analogia a propósito: “Se o dente-de-leão não fosse tão solícito, generoso e fértil, tenho certeza de que seria a flor mais valiosa e apreciada do mundo, porque é tão bela, tão otimista, tão simples, tão radiosa”. É infelizmente muito comum o mesmo engano na avaliação das pessoas. É uma atitude generalizada a do indivíduo conter sua generosidade, fertilidade, imaginação, capacidade de invenção e poder criador, a fim de ser mais apreciado. Mostremos sempre, pois, o que somos, sem exagerar para mais ou para menos, em qualquer circunstância ou lugar.


@@@@@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livrariaEm qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.        

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: