Sunday, January 12, 2014

Quanta fantasia tecemos ao redor da infância, principalmente quando esta já está há décadas de distância! Por mais duros e sofridos que estes tempos remotos tenham sido, marcados por sofrimentos, frustrações, abandono e privações, eles voltam à lembrança aureolados de luz. A memória tem essa característica piedosa: fantasia a realidade, realça o que foi excelente e melhora, até, o que não foi tão bom. Não é mau que assim seja, desde que não nos limitemos às elucubrações. Enquanto há vida, há possibilidade de se viver felicidades concretas e não meramente “inventadas”. Manuel Bandeira escreveu, no poema “Contrição”:

“Vozes da infância contai a história
da vida boa que nunca veio
e eu caia ouvindo-a no calmo seio
da eternidade”.

Um dia, todos cairemos neste regaço da noite eterna! E ouviremos, docemente murmuradas, as peripécias, reais ou imaginadas, “da vida boa que nunca veio”. Quem nega aos filhos, às suas crianças, o afeto, a orientação, os exemplos e a proteção que eles requerem, faz-lhe um mal tremendo, que, provavelmente, se refletirá em toda a sua vida. Nada justifica essa atitude e nenhum pretexto, como cansaço, preocupações, falta de tempo etc. tem a menor validade. O maior presente que podemos dar aos filhos é afeto, é atenção, é desvelo e muito amor, que os acompanharão pelo resto de suas vidas, transformados em preciosas lembranças que valem a pena serem cultivadas.


@@@@@@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso” Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internet WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.        

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk        

No comments: