Tuesday, April 03, 2018

Reflexão do dia


FICCIONISTAS DEVEM ATENTAR PARA A VEROSSIMILHANÇA

O escritor precisa ter cuidado na avaliação da realidade. Afinal, se ficcionista, cabe-lhe criar enredos que tenham um mínimo de verossimilhança. Se escrever, todavia, uma história em que todos os personagens sejam virtuosos e rivalizem em santidade com São Francisco de Assis, seu livro, com certeza, será um fracasso. A realidade, nua e crua, não é assim. Todavia, o mesmo ocorrerá se situar seu enredo num inferno sobre a terra, em que lobo coma lobo e não haja um mínimo de ética e de respeito mútuos. Seu texto também não será verossímil e dificilmente prenderá os leitores da primeira à última página. O filósofo e historiador norte-americano Will Durant, no livro “Filosofia da vida”, observa: “Ainda nascem entre nós santos; homens de boa vontade frequentemente cruzam-se conosco; raparigas modestas podem ser encontradas, se soubermos procurá-las; em milhares de lares existem mães pacientíssimas; e a imprensa diária nos mostra com que frequência o heroísmo aparece ao lado do crime”. Exagero? Claro que não. Cada um de nós conhece, certamente, um bom punhado dessas pessoas virtuosas, generosas e solidárias, que talvez sequer nos chamem a atenção. Mas elas existem.


@@@

DESAFIO E PROPOSTA


Meu desafio está atrelado à proposta que tenho a fazer. Explico. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que quero conferir. Tenho um novo livro, dos mais oportunos para um ano como este, de Copa do Mundo de Futebol. Seu título é: “Copas ganhas e perdidas”. Trata-se de um retrospecto de mundiais disputados pelo Brasil (que disputou todos, por sinal), mas não sob o enfoque do profissional de imprensa que sou, mas de um torcedor. É um livro simultaneamente autobiográfico e histórico, que relata como e onde acompanhei cada Copa do Mundo, de 1950 a 2014, da minha infância até meus atuais 75 anos de idade. Meu desafio é motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, apenas pela internet, e sem que eu tenha que bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa até que consiga êxito, todos os dias, sem limite de tempo. Basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. A proposta e o desafio estão lançados. Acredito que serei bem sucedido!!!


@@@


CITAÇÃO DO DIA:

Como sombra 
A mulher é igual à sombra: se correis atrás dela, foge-vos; se fugis dela, corre atrás de vós! 
(Alphonse de Lamartine)

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk
  



No comments: