Monday, April 02, 2018

Reflexão do dia


NUNCA DEVEMOS GENERALIZAR

O noticiário diário dos meios de comunicação, com sua carga negativa, relatando crimes, desastres, desgraças de toda a sorte e corrupção, passa a impressão aos desavisados e às pessoas influenciáveis e de nível de informação relativamente baixo, que as virtudes foram banidas, de vez, do Planeta. É certo que tudo o que de ruim é noticiado, é real. Existe de fato. Não é inventado pelos jornalistas (embora, não raro, seja enfatizado mais do que deveria, quando não exagerado). O mundo é, mesmo, assim. Todos os dias, sem exceção, têm a sua cota de desgraças e de patifarias. E isso ocorre desde o surgimento do homem. As pessoas, óbvio, são diferentes e o mal e o bem convivem desde sempre. O ruim é quando nos deixamos vencer pela tentação das generalizações. Não é porque determinada mulher, não importa por qual motivo, se desfaz de seu bebê, que “todas” as mães tenham perdido o instinto materno, básico, de proteção de sua prole. Não é porque um sujeito bronco qualquer espanca a esposa, provavelmente sob efeito do álcool e/ou das drogas, que se pode dizer que não há mais amor no mundo e que o casamento é uma instituição falida. E vai por aí afora.




@@@


DESAFIO E PROPOSTA

Meu desafio está atrelado à proposta que tenho a fazer. Explico. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que quero conferir. Tenho um novo livro, dos mais oportunos para um ano como este, de Copa do Mundo de Futebol. Seu título é: “Copas ganhas e perdidas”. Trata-se de um retrospecto de mundiais disputados pelo Brasil (que disputou todos, por sinal), mas não sob o enfoque do profissional de imprensa que sou, mas de um torcedor. É um livro simultaneamente autobiográfico e histórico, que relata como e onde acompanhei cada Copa do Mundo, de 1950 a 2014, da minha infância até meus atuais 75 anos de idade. Meu desafio é motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, apenas pela internet, e sem que eu tenha que bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa até que consiga êxito, todos os dias, sem limite de tempo. Basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. A proposta e o desafio estão lançados. Acredito que serei bem sucedido!!!


@@@

CITAÇÃO DO DIA:


Todo amor é eco

Não existe nenhum amor que não seja eco.

(Theodore Wiesengrund Adorno).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: