Wednesday, April 11, 2018

Reflexão do dia


É IMPOSSÍVEL PREVER O QUE AINDA NÃO ACONTECEU
É impossível de se prever, pelo menos com razoável exatidão, o que irá ocorrer, por exemplo, no final deste dia, quanto mais deste ano, desta década ou deste século. Quando março de 2011 começou, por exemplo, algum japonês, por mais pessimista, precavido ou informado que fosse, previu acaso o que aconteceria no país quatro dias depois, com o devastador terremoto (o maior de sua história) e o consequente tsunami, não menos arrasador? Não, não é não! Claro que não! O feroz cataclismo alterou para sempre a realidade de milhares de habitantes do Japão, além de suprimir a vida de pelo menos duas dezenas de milhar de outros. Estamos todos sujeitos a esse tipo de fenômeno, absolutamente imprevisível. E de pagar, diga-se de passagem, por nossa imprudência quer na conduta pessoal, quer na coletiva.
***
O FUTURO PODE SER BRILHANTE OU CATASTRÓFICO

Octávio Paz acentuou, em um de seus ensaios: “O futuro que nos aguarda pode muito bem não ser o lugar de uma perfeição almejada por nós, mas sim a eclosão de catástrofes; a explosão populacional, a poluição, as catástrofes políticas, a física moderna com seu arsenal nuclear, a destruição antiecológica de todos os recursos da Terra que permitam a vida nela. A sociedade diante da hecatombe atômica, não pode crer muito no futuro”. Mas crê, eu aduziria. E essa crença, pelo exposto por este que sempre se constituiu em um dos meus escritores prediletos, não é nada realista e muito menos pragmática. Há algum exagero nas observações de Octávio Paz? Obviamente que não. O futuro (ou seja, o que ainda não aconteceu) é rigorosamente imprevisível, diz a mínima lógica, embora se teime em tentar prevê-lo. 

@@@


DESAFIO E PROPOSTA

Meu desafio está atrelado à proposta que tenho a fazer. Explico. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que quero conferir. Tenho um novo livro, dos mais oportunos para um ano como este, de Copa do Mundo de Futebol. Seu título é: “Copas ganhas e perdidas”. Trata-se de um retrospecto de mundiais disputados pelo Brasil (que disputou todos, por sinal), mas não sob o enfoque do profissional de imprensa que sou, mas de um torcedor. É um livro simultaneamente autobiográfico e histórico, que relata como e onde acompanhei cada Copa do Mundo, de 1950 a 2014, da minha infância até meus atuais 75 anos de idade. Meu desafio é motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, apenas pela internet, e sem que eu tenha que bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa até que consiga êxito, todos os dias, sem limite de tempo. Basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. A proposta e o desafio estão lançados. Acredito que serei bem sucedido!!!


@@@

CITAÇÃO DO DIA:


Enamorar e amar 

Enamorar não é amar. Pode se enamorar e odiar.

(Fedor Dostoievski)



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: