Sunday, April 01, 2018

Reflexão do dia


BRASÍLIA É CENÁRIO IDEAL PARA HISTÓRIAS FUTURÍSTICAS

Afirmo que Brasília se presta a caráter, por suas características urbanísticas ímpares, como cenário do enredo surreal urdido por João Almino no romance “Ideias para passar o fim do mundo”, que é, no dizer de Almeida Fischer, “exercício de inteligência e cultura geral, em função do que nascem os paradoxos, as antinomias, os enigmas mais perturbadores”. A narrativa tem de tudo: discos voadores e um presidente negro governando o Brasil, e tudo acontecendo em uma nova era, iniciada com o ano 1 a partir do anúncio do fim do mundo. A foto (e João Almino é vidrado em fotografia), ponto de partida do enredo, foi tirada em 1960, ano da inauguração da cidade, que ainda estava “incompleta”, a requerer complementos e retoques. Armando Bulcão, em seus comentários sobre o romance, publicados no jornal “Correio Braziliense”, lança luz sobre a escolha dessa cidade para palco de uma história tão complexa, exercício de reflexão e análise sobre o presente com extrapolações lógicas (e outras nem tanto) do futuro. Afirma que Brasília foi a escolhida por ser “o cenário do racional e do místico, do moderno e do atrasado; do delírio e do pragmático – sexo, drogas, rock, misticismo e discos voadores pousando sobre nossas cabeças”. Em que outra cidade essa mistura de circunstâncias e situações daria certo e soaria minimamente verossímil?


@@@

DESAFIO E PROPOSTA


Meu desafio está atrelado à proposta que tenho a fazer. Explico. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que quero conferir. Tenho um novo livro, dos mais oportunos para um ano como este, de Copa do Mundo de Futebol. Seu título é: “Copas ganhas e perdidas”. Trata-se de um retrospecto de mundiais disputados pelo Brasil (que disputou todos, por sinal), mas não sob o enfoque do profissional de imprensa que sou, mas de um torcedor. É um livro simultaneamente autobiográfico e histórico, que relata como e onde acompanhei cada Copa do Mundo, de 1950 a 2014, da minha infância até meus atuais 75 anos de idade. Meu desafio é motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, apenas pela internet, e sem que eu tenha que bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa até que consiga êxito, todos os dias, sem limite de tempo. Basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. A proposta e o desafio estão lançados. Acredito que serei bem sucedido!!!

@@@

CITAÇÃO DO DIA:

Amigos como os livros 

Devem-se buscar os amigos como os bons livros, pois a felicidade não está em que sejam muitos, nem muito curiosos, antes em que sejam poucos, bons e bem conhecidos.

(Mateo Alemán, escritor espanhol)


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk
  

No comments: