Thursday, April 12, 2018

Reflexão do dia


MAIOR PERIGO DO HOMEM É NÃO OBTER TODO ALIMENTO QUE PRECISA
O terceiro milênio começou com o Planeta abrigando um contingente estimado em 5,3 bilhões de habitantes. Bastaram dezoito anos, porém, para que já esteja ultrapassando os 7,6 bilhões. Todavia, os recursos da Terra não se ampliaram nada, nada. Há uma infinidade de novas bocas para alimentar, sem que o solo agriculturável haja se expandido ou se tornado minimamente mais fértil. Pelo contrário! A lógica é a de que, em algum ponto do futuro, que pode estar muito próximo ou relativamente distante, faltará o básico, o essencial, a comida, para assegurar a sobrevivência de muitos, se não de todos. Isso sem falar na água potável, que tende a se tornar o elemento mais precioso, muitíssimo mais que o petróleo, por ser vital e se tornar cada vez mais escasso. Octávio Paz acentua sobre essa realidade: “Os últimos decênios da história da humanidade foram uma repetição do passado. Se hoje em dia não nos prostramos mais diante de uma deificação da natureza, sabemos, porém, que temos que viver em harmonia com a natureza, da qual o homem não é o centro, mas apenas um de seus elementos constitutivos. De modo que o centro afetivo do homem moderno se encontra agora entre a nostalgia do passado e a utopia do futuro. No entanto temos que nos lembrar de que hoje é vida, mas também é morte”.

@@@


DESAFIO E PROPOSTA


Meu desafio está atrelado à proposta que tenho a fazer. Explico. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que quero conferir. Tenho um novo livro, dos mais oportunos para um ano como este, de Copa do Mundo de Futebol. Seu título é: “Copas ganhas e perdidas”. Trata-se de um retrospecto de mundiais disputados pelo Brasil (que disputou todos, por sinal), mas não sob o enfoque do profissional de imprensa que sou, mas de um torcedor. É um livro simultaneamente autobiográfico e histórico, que relata como e onde acompanhei cada Copa do Mundo, de 1950 a 2014, da minha infância até meus atuais 75 anos de idade. Meu desafio é motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, apenas pela internet, e sem que eu tenha que bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa até que consiga êxito, todos os dias, sem limite de tempo. Basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. A proposta e o desafio estão lançados. Acredito que serei bem sucedido!!!  

@@@

CITAÇÃO DO DIA:


Amor e risco

 Não há segurança no amor. Sempre arriscamos a vida.

(Elizabeth Von Armim)



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: