Saturday, March 31, 2018

Reflexão do dia


NARRATIVA FEITA POR UM “FANTASMA CEGO”

A exemplo de Brás Cubas, de Machado de Assis, no romance de João Almino, “Ideias para onde passar o fim do mundo”, aquele que narra os “acontecimentos” é um “fantasma”. E, para complicar ainda mais as coisas e multiplicar o toque de surrealismo, é cego. Ou seja, já morreu, mas tem essa prerrogativa de, mediante a intuição, prescindindo, portanto, da visão, de “enxergar” o que se passa ao seu redor, bem como a de penetrar no cérebro e coração de cada personagem, para revelar seus pensamentos, sentimentos, intenções e motivações. Não vou, claro, lhes contar o enredo que é, aliás, como procedo sempre que comento alguma obra. Não as resenho, salvo exceções, mas pinço aspectos pitorescos para debater com vocês. Querem conhecer a história? Comprem o livro e leiam-no com atenção e espírito crítico!!!



@@@


DESAFIO E PROPOSTA

Meu desafio está atrelado à proposta que tenho a fazer. Explico. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que quero conferir. Tenho um novo livro, dos mais oportunos para um ano como este, de Copa do Mundo de Futebol. Seu título é: “Copas ganhas e perdidas”. Trata-se de um retrospecto de mundiais disputados pelo Brasil (que disputou todos, por sinal), mas não sob o enfoque do profissional de imprensa que sou, mas de um torcedor. É um livro simultaneamente autobiográfico e histórico, que relata como e onde acompanhei cada Copa do Mundo, de 1950 a 2014, da minha infância até meus atuais 75 anos de idade. Meu desafio é motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, apenas pela internet, e sem que eu tenha que bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa até que consiga êxito, todos os dias, sem limite de tempo. Basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. A proposta e o desafio estão lançados. Acredito que serei bem sucedido!!!


@@@

CITAÇÃO DO DIA:


Amor e verdade 

O amor e a verdade estão unidos entre si, como as faces de uma moeda. É impossível separá-los. São as forças mais abstratas e mais poderosas deste mundo.

(Mohandas Karamanchand Gandhi).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: