Sunday, March 18, 2018

DIRETO DO ARQUIVO - Bom astral de volta


Bom astral de volta


Pedro J. Bondaczuk


As atenções do brasileiro, agora que acabou a Copa do Mundo dos Estados Unidos, com a esperada conquista do tetra, vão se voltar para as próximas eleições gerais, que crescem em importância diante do clima favorável, até mesmo de otimismo, que se formou no País, após o feito da nossa seleção.

O prognóstico, feito também na base da intuição, como os palpites que dávamos no decorrer da disputa do Mundial, é o de que, ao contrário de outras ocasiões, desta vez o eleitorado vai acertar. Acabará votando com mais consciência e maturidade e escolhendo os homens certos para os cargos em disputa. Que assim seja!

E quanto ao real? Vai dar certo? Não vai? O que irá ocorrer em relação à nova moeda? Tudo vai depender dos responsáveis por sua gestão. As primeiras pressões já começam a surgir e vêm do próprio governo. A Petrobrás, por exemplo, vem tentando aumentar o preço dos combustíveis, sob a argumentação de elevação do custo do barril do petróleo no Exterior.

Tomara que o ministro Rubens Ricupero bata pé firme e não se deixe levar por essa e nem por outra tentativa qualquer de pôr a mão mais fundo no bolso da população. A Eletrobrás, igualmente, reivindica elevação de tarifas. Pois é, justo os dois insumos que mais pesam nos custos das empresas, especialmente de indústrias. Caso os reajustes sejam autorizados, o plano não resiste sequer ao período anterior às eleições, conforme previam os seus adversários.

Esperamos, contudo, que ocorra com o real algo parecido com o que aconteceu em relação à Seleção Brasileira. Que, a despeito de riscos, de sobressaltos e de sufocos, surpreenda a todos e estabilize de vez a nossa há tanto tempo bagunçada economia.

Não se trata de defender ou atacar o governo, ou o partido "x", "y", ou "z". Há um motivo prático nesse empenho pelo sucesso do real. Depois de sete planos, tanto ortodoxos, quanto heterodoxos, quanto orto-heterodoxos ou hetero-ortodoxos, ninguém mais aguenta tanta incerteza e tanta interferência em sua vida.

A expectativa, portanto, e sem descambar para o excesso de otimismo, é a de que, nos três grandes acontecimentos do ano, o País saia vencedor. No primeiro, a Copa do Mundo, o caneco já está conosco, com penais ou sem eles.

No segundo, a criação de uma moeda forte, que cada cidadão queira ter no bolso, por não ficar exposta à corrosão inflacionária, o "jogo está em andamento". Se for preciso levá-lo para a prorrogação ou até mesmo para os penais, como aconteceu no futebol, com a Itália, que assim seja.

No terceiro, a disputa sequer começou. Está naquela fase preliminar, de preparativos. Convém que o eleitorado, desta vez, não encare as eleições como mera obrigação enfadonha. O destino do País, para os próximos quatro anos, está em suas mãos.

O ano de 1994, portanto, que começou sob tantas tensões e tão baixo astral, agravado com a trágica morte de Ayrton Senna, pode se transformar naquele da "grande virada", do sepultamento definitivo de uma interminável crise, iniciada não se sabe mais quando e que tem tudo para acabar agora.

Não se trata de mero sonho ou de projeção exacerbadamente otimista, mas de uma possibilidade real, concreta, próxima e cuja oportunidade de confirmação não temos o direito de desperdiçar.

(Artigo publicado na página 2, Opinião, da Folha do Taquaral, em 23 de julho de 1994).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: