Friday, March 16, 2018

Reflexão do dia


O PROFISSIONAL DO TEXTO TEM QUE ZELAR, SEMPRE, PELO SEU LINGUAJAR

O profissional do texto, escritor ou jornalista (não importa) precisa cuidar com bastante zelo do seu linguajar nas conversas que mantém no seu dia a dia. Se não tiver esse cuidado e sair falando, por aí, um português arrevesado, todo errado, corre o risco de trazer (inconscientemente) essas incorreções para o seu texto e comprometer temas preciosos por causa de uma redação relaxada. Muita obra literária perde a excelência por causa de detalhes. É certo que o que se diz (a menos que se trate de falar ao microfone de rádio e de TV e dessas falas serem gravadas), não tem o caráter de permanência. As palavras, via de regra, entram por um ouvido e saem por outro e pouca gente irá notar os erros cometidos. Ainda assim, alguém sempre haverá de percebê-los, para o seu constrangimento. Falar errado, portanto, tende a impressionar mal o interlocutor, que dificilmente deixará de fazer mau juízo da sua cultura. Escrever com incorreções e vícios de linguagem, porém, é pior, muito pior. É trágico! O texto tem o caráter de permanência e nunca sabemos em quais mãos irá cair. Requer, portanto, cuidado e zelo, notadamente de quem vive de escrever (mas não só dele, porém de todos os que se expressam por escrito, mesmo que se trate de um reles bilhete de recado).



@@@

DESAFIO E PROPOSTA

Meu desafio está atrelado à proposta que tenho a fazer. Explico. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que quero conferir. Tenho um novo livro, dos mais oportunos para um ano como este, de Copa do Mundo de Futebol. Seu título é: “Copas ganhas e perdidas”. Trata-se de um retrospecto de mundiais disputados pelo Brasil (que disputou todos, por sinal), mas não sob o enfoque do profissional de imprensa que sou, mas de um torcedor. É um livro simultaneamente autobiográfico e histórico, que relata como e onde acompanhei cada Copa do Mundo, de 1950 a 2014, da minha infância até meus atuais 75 anos de idade. Meu desafio é motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, apenas pela internet, e sem que eu tenha que bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa até que consiga êxito, todos os dias, sem limite de tempo. Basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. A proposta e o desafio estão lançados. Acredito que serei bem sucedido!!!


@@@

CITAÇÃO DO DIA:


Busca do amor 

Toda a vida do homem sobre a face da Terra se resume a buscar o amor. Não importa se ele finge correr atrás da sabedoria, de dinheiro ou de poder.

(Paulo Coelho).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: