Thursday, March 29, 2018

Reflexão do dia


CENÁRIO FUTURISTA

Se você tivesse que escolher um cenário futurista para um romance de cunho surreal, qual cidade escolheria? Nova York? Londres? Chicago? Miami? Londres, Paris, Roma ou Madri? Outra qualquer? Qual? Eu não escolheria nenhuma delas. Todas, por mais arrojo arquitetônico que tenham (e não vejo isso em nenhuma delas), têm o ranço de coisa antiga, envelhecida, ultrapassada. Não que eu despreze a tradição, longe disso. Mas lembre-se que minha pergunta foi específica, ou seja, foi sobre a escolha de um cenário futurista para um romance surreal. Nova York, a despeito da majestosidade dos seus arranha-céus, não tem nenhum (ou se tiver, tem no máximo meia dúzia), em que o arrojo arquitetônico seja a característica, em que arquitetura e arte se misturem, combinem e confundam. A maior parte dos seus edifícios é antiga. Sua construção data de fins do século XIX e início do XX. Decididamente, ela não seria o meu cenário. Chicago, Miami e Los Angeles, muito menos, pelas mesmas razões. As grandes cidades do Velho Mundo, então, podem ter de tudo, podem ser belas, confortáveis, racionais etc.etc.etc., mas... não se destacam pela modernidade arquitetônica. O mesmo se pode dizer de Dallas, com seus edifícios que parecem construídos inteiramente de vidro. E eu, qual escolheria? Claro, Brasília!!!



@@@

DESAFIO E PROPOSTA

Meu desafio está atrelado à proposta que tenho a fazer. Explico. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que quero conferir. Tenho um novo livro, dos mais oportunos para um ano como este, de Copa do Mundo de Futebol. Seu título é: “Copas ganhas e perdidas”. Trata-se de um retrospecto de mundiais disputados pelo Brasil (que disputou todos, por sinal), mas não sob o enfoque do profissional de imprensa que sou, mas de um torcedor. É um livro simultaneamente autobiográfico e histórico, que relata como e onde acompanhei cada Copa do Mundo, de 1950 a 2014, da minha infância até meus atuais 75 anos de idade. Meu desafio é motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, apenas pela internet, e sem que eu tenha que bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa até que consiga êxito, todos os dias, sem limite de tempo. Basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. A proposta e o desafio estão lançados. Acredito que serei bem sucedido!!!


@@@

CITAÇÃO DO DIA:
Espinhos da contradição 

A rosa da profunda amizade não se colhe sem ferir a mão em muitos espinhos da contradição. No abnegar é que está o vencer de muitas resistências invencíveis ao império da vontade.

(Camilo Castelo Branco).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: