Friday, March 09, 2018

DIRETO DO ARQUIVO - Cobertor de pobre


Cobertor de pobre


Pedro J. Bondaczuk

Em tempo de crise, como o atual, os orçamentos (domésticos ou públicos) encolhem e ficam parecidos com cobertor de pobre: quando se cobre a cabeça, se descobrem os pés e vice-versa. Principalmente quando se trata de uma cidade, como Campinas, onde os problemas se multiplicam de ano para ano, em decorrência do vertiginoso crescimento populacional, as coisas se complicam ainda mais. As necessidades aumentam, enquanto os recursos para o seu atendimento tendem a minguar. E problema não resolvido é problema agravado.

A cidade precisa de um número considerável de obras de infraestrutura urbana, que a administração não consegue executar. E não é por falta de vontade política ou de visão administrativa. O que não há é dinheiro. Campinas precisa de asfalto nas ruas, por exemplo, em inúmeros novos bairros surgidos de uns três a quatro anos para cá. Carece de urgentes obras viárias, como anéis, túneis e viadutos, que desafoguem o hoje caótico trânsito de suas estreitas ruas e avenidas. Necessita de ampliação da sua hoje defasada rede de esgotos, que garanta saneamento básico para a população. Requer a construção de creches, escolas, praças esportivas, etc.etc.etc.

As necessidades, como se vê, são múltiplas. Todavia, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, aprovada em abril passado, destina, para esse ano, apenas 4,6% da receita total do Município para financiar obras. Claro que esses recursos escassos não dão para nada. Tudo isso tende a deteriorar ainda mais a já sofrível qualidade de vida da população.

Não faz muito, há cerca de vinte anos, Campinas era apontada como cidade modelo para o País. Hoje, insere-se entre as comunidades urbanas com maior quantidade de carências sociais. O que arrecada anualmente sequer dá para cobrir as despesas mais prementes, como folha de pagamentos do funcionalismo e o serviço de uma dívida monumental, orçada por alguns em R$ 1,5 bilhão. Campinas pede socorro ao Estado e ao governo federal, que há muito parecem ter esquecido, por razões políticas, esta problemática metrópole.

(Editorial publicado na página 2, Opinião, do jornal Notícia Metropolitana, em 31 de julho de 2001).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: