Wednesday, March 21, 2018

Reflexão do dia


BONS ESCRITORES BRASILEIROS TÊM ESCASSAS CHANCES
Levanta-se, a toda a hora, a questão do baixo índice de leitura do nosso povo, o que é atribuído, apenas, à falta de gosto e, consequentemente, de hábito das pessoas. Isso não condiz, no entanto, exatamente com a realidade, pelo menos não com toda ela. A ausência de escritores nacionais no mercado (a maioria esmagadora de livros constantes dos catálogos das editoras é de obras produzidas fora do Brasil), tem muito a ver com isso. “Ah, mas o Brasil não tem escritores de qualidade o suficiente para abastecer o mercado”, podem argumentar alguns editores, a título de defesa. Não tem? Eles têm certeza disso? Não é o que constato no meu cotidiano. Recebo, sem exagero nenhum, todos os dias, dezenas de textos literários, procedentes de todas as partes do País. Alguns (poucos) requerem, é verdade, reparos. Outros tantos são de qualidade de razoável para boa. No entanto, pelo menos 50% são excelentes! Porém, ao verificar o currículo dos autores, constato que a imensa maioria sequer assume a condição de escritor. Por que? Por não ter nenhum livro publicado. E por que não tem? Pela dificuldade de acesso às editoras.

@@@

DESAFIO E PROPOSTA


Meu desafio está atrelado à proposta que tenho a fazer. Explico. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que quero conferir. Tenho um novo livro, dos mais oportunos para um ano como este, de Copa do Mundo de Futebol. Seu título é: “Copas ganhas e perdidas”. Trata-se de um retrospecto de mundiais disputados pelo Brasil (que disputou todos, por sinal), mas não sob o enfoque do profissional de imprensa que sou, mas de um torcedor. É um livro simultaneamente autobiográfico e histórico, que relata como e onde acompanhei cada Copa do Mundo, de 1950 a 2014, da minha infância até meus atuais 75 anos de idade. Meu desafio é motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, apenas pela internet, e sem que eu tenha que bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa até que consiga êxito, todos os dias, sem limite de tempo. Basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. A proposta e o desafio estão lançados. Acredito que serei bem sucedido!!!

@@@

CITAÇÃO DO DIA:
O pior inimigo 

Temos que aprender a ser o melhor amigo de nós mesmos, porque, com demasiada frequência, caímos no erro de ser nosso pior inimigo.

(Roderick Thorp).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk
  

No comments: