Friday, March 09, 2018

Reflexão do dia


PENSEM EM COMO NOSSA VIDA MUDOU PARA MELHOR DO SÉCULO XIX PARA CÁ!!!

A facilidade de se comunicar de nossos dias influenciou diretamente o comportamento das comunidades, dos países, das cidades, das pessoas. Até meados do século XIX, por exemplo, não existia a indústria fonográfica, pois nem mesmo o fonógrafo havia sido inventado. O mesmo acontecia em relação ao telefone. O rádio não passava de mera ideia, de potencial conceito na cabeça do seu inventor. As cidades eram iluminadas por lampiões a gás, pois não havia eletricidade. O transporte urbano era feito por veículos a tração animal, como os tilburis e carruagens, além de charretes e carroças. Para ir de São Paulo a Recife, por exemplo, quem se dispusesse a essa temeridade teria que se utilizar de navios ou enfrentar semanas, senão meses, por estradas de terra, que sequer mereciam esse nome, que não passavam de picadas, de meras trilhas, inseguras e instáveis. O automóvel e o avião ainda não haviam sido inventados, já que datam de 1906. O lazer oferecia pouquíssimas opções. Não havia cinema, televisão, futebol etc. Nos finais de semana e feriados inexistia a possibilidade de deslocamento de multidões rumo ao litoral, ou ao interior dos Estados, como ocorre agora. Uma viagem de Campinas para Santos, que hoje leva menos de duas horas, só podia ser feita em lombo de cavalo ou de burro, através de perigosíssimas trilhas na Serra do Mar. Durava, no mínimo, exaustivo dia inteiro ou mais. Era uma aventura que poucos se arriscavam a empreender. E jamais a título de lazer. E hoje? É preciso destacar?


@@@

DESAFIO E PROPOSTA


Meu desafio está atrelado à proposta que tenho a fazer. Explico. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que quero conferir. Tenho um novo livro, dos mais oportunos para um ano como este, de Copa do Mundo de Futebol. Seu título é: “Copas ganhas e perdidas”. Trata-se de um retrospecto de mundiais disputados pelo Brasil (que disputou todos, por sinal), mas não sob o enfoque do profissional de imprensa que sou, mas de um torcedor. É um livro simultaneamente autobiográfico e histórico, que relata como e onde acompanhei cada Copa do Mundo, de 1950 a 2014, da minha infância até meus atuais 75 anos de idade. Meu desafio é motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, apenas pela internet, e sem que eu tenha que bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa até que consiga êxito, todos os dias, sem limite de tempo. Basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. A proposta e o desafio estão lançados. Acredito que serei bem sucedido!!!


@@@

CITAÇÃO DO DIA:

Absoluta entrega 
Amar é dizer sim do fundo do próprio ser, e com todas as suas conseqüências à pessoa querida; ajudar a descobrir e conquistar a plenitude que a fará feliz, e tudo isto mediante a entrega de tudo o que cada um é, pode, tem, deseja, sonha...e necessita.
(Tomás Melendo).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk
  

No comments: