Sunday, February 25, 2018

Reflexão do dia


DOIS ESCRITORES QUE FORAM MESTRES DA COMÉDIA
Entre os escritores brasileiros que tinham talento para fazer os leitores rirem, destaco dois, ambos já falecidos. O primeiro é Sérgio Porto, mais conhecido pelo pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta, que completaria 95 anos de idade em 11 de janeiro de 2018, mas que morreu há quase 50 anos, em 30 de setembro de 1968. O segundo é Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o queridíssimo Chico Anysio, do qual sempre fui fã incondicional por sua eclética produção, inclusive na atividade que é a minha paixão, a literatura. Acho estranhíssimo que supostos intelectuais, do alto de sua arrogância, torçam o nariz para os livros desses dois escritores, como se seus livros fossem coisas de somenos. Tratam-nos como se fizessem “literatura menor”, o que um mínimo de conhecimento, de informação e de bom-senso revelaria que não fizeram. Tanto o saudoso Lalau, quanto o não menos saudoso e magnífico talento, que foi o Chico Anysio, são escritores de primeiríssima linha. Os livros de ambos, deliciosos de serem lidos, ensejam-me muito mais reflexões, e por consequência, maior aprendizado sobre a vida, do que os dramalhões lacrimosos que lideram as tantas listas dos mais vendidos.

@@@


CITAÇÃO DO DIA:

Tudo é grandeza

Nada é pequeno no amor. Quem espera as grandes ocasiões para provar a sua ternura não sabe amar.

(Laure Conan).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: