Monday, February 19, 2018

DIRETO DO ARQUIVO - O exercício da cidadania


O exercício da cidadania


Pedro J. Bondaczuk


O direito de cidadania é uma conquista. Não se trata de mera outorga do Estado ou de quem quer que seja, mas de uma condição que tem que ser buscada, batalhada, obtida com muita luta pelas pessoas, individualmente. Tem, como contrapartida, uma série de deveres para com a comunidade, sobretudo o do absoluto respeito às leis.

O sociólogo alemão Ralf Daherendorf, em conferência proferida em Weimar, em 25 de fevereiro de 1996, advertiu: "O processo de concretizar o direito à cidadania para todos, jamais se completa. Mais do que isso, ele está sempre sob ameaças".

Mais adiante, cita as duas principais dos dias de hoje: "Uma é o surgimento de uma classe marginalizada, formada pelos excluídos, pelas pessoas que não têm acesso ao mercado de trabalho ou à sociedade civil ou às suas instituições políticas...A outra ameaça é a do novo autoritarismo, a estranha nostalgia pela automutilação cívica em um mundo incompreensível".

O novo Código de Trânsito, que entrou em vigor na quinta-feira, é uma das oportunidades que o brasileiro tem de exercitar a cidadania. A eleição de outubro é outra, e mais relevante. Em suas mãos está não somente o futuro administrativo do País, mas, sobretudo, o seu, pessoal, na dependência do programa de governo a ser implementado. Por isso, não tem o direito de errar. Um erro de escolha tende a custar muito caro.

(Editorial número dois, publicado na página 2, Opinião, do Correio Popular, em 26 de janeiro de 1998).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: