Sunday, February 11, 2018

REFLEXÃO DO DIA: INSPIRAÇÃO LITERÁRIA E INCOMPARÁVEL AMIGO


INSPIRAÇÃO LITERÁRIA E INCOMPARÁVEL AMIGO

O poeta Mauro Sampaio é uma espécie de meu guru literário, ao lado de alguns outros que admiro e com os quais aprendo todos os dias. Peço licença ao leitor para abrir um parêntese e falar desse inspirado escritor. Tenho recebido algumas críticas (que reputo injustas e descabidas) pela minha insistência em recorrer tão amiúde aos seus versos em boa parte dos meus textos. E por que o faço? Por dois motivos básicos: um objetivo e outro subjetivo. A primeira razão (a objetiva) é que Mauro foi ótimo poeta que, no entanto, ganhou pouca visibilidade pública, se atentarmos para a qualidade superior da sua obra. Mereceria muito maior divulgação e, sobretudo, reverência. Quem perde com essa omissão é, evidentemente, o amante de literatura e, sobretudo, o de poesia. O motivo subjetivo é que esse escritor tão criativo, e homem de suprema generosidade, foi meu amigo até a sua morte. Tenho orgulho dessa amizade que tanto me enriqueceu e ilustrou. Ganhei dele todos os livros que publicou (e foram muitos) e quanto mais leio o que escreveu, mais pasmo fico com a falta de visão dos críticos literários e dos editores de artes dos grandes jornais e revistas do País. Ademais, Mauro foi a pessoa que me convenceu a me candidatar a uma vaga na Academia Campinense de Letras, que então presidia. E foi graças à sua inegável influência que fui eleito, em 1992, por unanimidade.



@@@

CITAÇÃO DO DIA:
Amor incansável
Amor só descansa quando morre. Um amor vivo é um amor em conflito.
(Paulo Coelho).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: