Wednesday, February 21, 2018

REFLEXÃO DO DIA


O MAL É A AUSÊNCIA DO HOMEM NO HOMEM”

Eugênio de Andrade (cujo nome de batismo é José Fontinhas Rato), publicou, além de poesias, também, várias obras em prosa e foi ainda exímio e requisitado tradutor. Mas o que me fascina, encanta, embevece e entusiasma é a sua extraordinária forma de “poetar”. Ainda mais depois da leitura de “O sal da língua”. O objetivo destas reflexões, é bom que se diga, não é o de fazer crítica literária e muito menos o de resenhar esse livro ou qualquer outro. Poderia fazê-lo, mas este não é espaço apropriado para este fim. A finalidade é a de manifestar, publicamente, o entusiasmo, a apreciação, o encantamento que seus versos mágicos e musicais me causaram e me causam quando os releio. Filtrei, em textos esparsos, algumas das opiniões de Eugênio de Andrade, quer sobre o homem, quer sobre a vida e quer, sobretudo, sobre a arte poética. Noto nelas extrema coerência. Ou seja, a de quem viveu tudo o que pregou. Ele escreveu, por exemplo: “O mal é a ausência do homem no homem”. E não é?! Outra observação, na mesma linha, é esta: “É possível que só as árvores tenham raízes, mas o poeta sempre se alimentou de utopias. Deixe-me pois pensar que o homem ainda tem possibilidades de se tornar humano”. Tomara que tenha.



@@@

CITAÇÃO DO DIA:


Necessidade de amigo 

Nunca a fortuna põe um homem em tal altura que não precise de um amigo.

(Sêneca).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: