Monday, August 28, 2017

CRÍTICOS LITERÁRIOS AVALIARAM COM “O FÍGADO”, E NÃO COM “O CÉREBRO”, O LIVRO “LOVE STORY”
Erich Wolf Segal nasceu em Nova York, em 16 de junho de 1937. Morreu em 17 de janeiro de 2010, em Londres, onde vivia há já bom tempo, às voltas com o Mal de Parkinson. Foi professor de Literatura na Universidade de Yale, ocasião em que escreveu “Love Story”. Não tardou para que esse livro se tornasse best-seller mundial e se transformasse em verdadeira “febre romântica”, encabeçando as listas dos mais vendidos nos Estados Unidos em 1970 e traduzido para 33 línguas, inclusive, claro, o português. Segal tentou prolongar o sucesso lançando uma continuação do romance, expediente que raramente dá certo, intitulada “Oliver’s Story”, que não teve, óbvio, a mesma trajetória ou, pelo menos, repercussão nem de longe parecida. “Love Story” foi adaptado pelo próprio autor (que já era reputado e requisitado roteirista) para o cinema e o filme, a exemplo do livro, fez furor, tornando-se campeão de bilheteria mundo afora, estrelado por Ryan O’Neal e Ali McGraw. De nada adiantou, pois, o rótulo impingido por críticos – tanto ao romance, quanto à produção cinematográfica – de história melosa, “água com açúcar”, de apelação etc. Avaliaram essa bem sucedida obra literária com “o fígado” e não com “o cérebro”. Foram injustos. Aliás, li o livro e assisti ao filme e não considero pertinentes tais avaliações negativas. Gostei de ambos. E olhem que não sou dado a sentimentalismos.


@@@@@@


Livros que recomendo:
Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbett Oliveira” (Fortuna crítica) – Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com
Balbúrdia Literária” – José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
Águas de presságio” – Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.
A sétima caverna” – Harry Wiese – Contato: wiese@ibnet.com.br
Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
O que comprar:
Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.
Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro. – Preço: R$ 20,90.
Como comprar:
Pela internet – WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria:
Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon
Edição em e-book:
  1. Editora Barauna
  2. Buscapé
  3. Extra
  4. Travessa
  5. Folhashop
  6. Shopping uol



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: