Tuesday, August 22, 2017

A VIDA APRESENTA INFINITAS PERGUNTAS E QUASE NENHUMA RESPOSTA
A vida apresenta infinitas perguntas e, praticamente, nenhuma resposta conclusiva. Tudo o que somos, vemos, ouvimos, sentimos, pensamos e imaginamos é um monstruosamente grande (provavelmente infinito) enigma. Tenho enfatizado, vezes sem conta, que nem mesmo as três grandes e elementares questões que desafiam o homem, desde que adquiriu a faculdade de pensar, ou seja, o que somos, onde estamos e para onde vamos, foram respondidas. Tem-se “tentado” respondê-las, é verdade, mas nenhuma, rigorosamente nenhuma dessas respostas soa minimamente convincente. E muito menos foi comprovada sem deixar a mais remota sombra de dúvidas. Todas as três questões estão envoltas (ainda) em absoluto mistério. O que sabemos, a propósito, não passa, insisto, de mera especulação, com alguns fragmentos de informações objetivas. E é bom que assim seja. Estas perguntas da vida estimulam nosso cérebro e aumentam nosso nível de percepção e inteligência. Sempre que a ciência obtém alguma resposta, esta vem acompanhada de centenas, de milhares, de milhões, de bilhões, de quintilhões etc. de novas perguntas. Em todas suas conclusões há alguma pontinha (na verdade “pontona”) de dúvida. Há questões que invadem o nebuloso campo da fé. Exigem de nós que acreditemos em meras evidências (não raro nem estas), pela impossibilidade de obter certezas, sem ousar duvidar. Mas essa crença sem restrições contraria a natureza humana. Não creio que alguém a nutra, embora muitos jurem que sim.

@@@@@@@

Livros que recomendo:
Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbett Oliveira” (Fortuna crítica) – Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com
Balbúrdia Literária” – José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
Águas de presságio” – Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.
A sétima caverna” – Harry Wiese – Contato: wiese@ibnet.com.br
Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
O que comprar:
Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.
Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro. – Preço: R$ 20,90.
Como comprar:
Pela internet – WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria:
Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon
Edição em e-book:
  1. Editora Barauna
  2. Buscapé
  3. Extra
  4. Travessa
  5. Folhashop
  6. Shopping uol



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: