Friday, August 04, 2017

ATUAL MODELO DE CIVILIZAÇÃO EXCLUI A MAIORIA

O modelo, que conhecemos e defendemos com unhas e dentes (quando inseridos, óbvio, no grupo que tem acesso aos bens e facilidades que não são universais), de civilização, propiciou uma evolução econômica, científica, tecnológica e cultural sem precedentes. Sequer é necessário citar os “milagres” da tecnologia, por exemplo, que vieram facilitar a vida dos que podem ter acesso a tais bens. Mas, e os que não podem? Restam-lhes migalhas, se tanto, e um padrão de vida horroroso, que faz do hipotético “inferno” verdadeiro paraíso na comparação com suas realidades. É um sistema individualista, perverso, excludente, voltado para a minoria (a despeito da tão propalada e pouco exercida “democracia”), em detrimento da maioria dos habitantes de um país ou região. Explora a força de trabalho de dois terços dos habitantes do Planeta às últimas consequências, mediante remuneração injusta e vil, para o gozo e o conforto do um terço restante, que pouco ou nada faz para merecer tais benesses. E o mais grave é que esse modelo de “civilização” não tem a menor chance de ser revertido ou sequer alterado. Pior, por ser predatório, consome os hiper parcos recursos naturais terrestres, com voracidade furiosa, em detrimento das gerações futuras, pondo em risco o delicado e frágil equilíbrio da Terra e, por conseqüência, a continuidade da vida, não somente a humana, mas dos demais animais e vegetais.



@@@@@@


Presente do Dia dos Pais


Dê ao seu amigão o melhor dos presentes neste Dia dos Pais: presenteie com livros. Dessa forma, você será lembrado não apenas nessa data. Mas em todos ops dias do ano, por anos e anos a fio.

Livros que recomendo:

Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbert Oliveira” (Fortuna crítica) – Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com
Balbúrdia Literária” – José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
Águas de presságio” – Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.
A sétima caverna” – Harry Wiese – Contato: wiese@ibnet.com.br
Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br

Com o que presentear:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.
Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro. – Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internet – WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria – Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
  1. Editora Barauna
  2. Buscapé
  3. Extra
  4. Travessa
  5. Folhashop
  6. Shopping uol

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: