Friday, August 12, 2016

País do desperdício


Pedro J. Bondaczuk


O Brasil é o país do desperdício. E não somente de escassos recursos e de bens materiais, mas sobretudo de talentos, de vidas e de oportunidades. Esses fatores, somados a uma das mais perversas e injustas distribuições de renda do mundo, estão na raiz de mais esta crise --- das tantas que os brasileiros já tiveram que suportar ao longo da nossa acidentada trajetória histórica --- caracterizada, sobretudo, por uma falência ética, pela ausência de liderança e por um oportunismo estúpido e criminoso.

A atual geração vai passar para a história (salvo exceções, naturalmente, já que as generalizações são sempre inconvenientes) como uma das piores de todos os tempos. Especialmente no que diz respeito aos homens públicos, aos políticos.

Sobre os desperdícios materiais que ocorrem num país com 34,6 milhões de indigentes, nos últimos dias a imprensa revelou fatos estarrecedores. Alimentos, materiais de construção, energia elétrica, água tratada e tantas outras coisas essenciais à vida moderna são jogados fora, inadvertidamente, por um povo que nunca desenvolveu, ou se habituou, à autodisciplina.

Essas perdas, conforme estimativas levantadas na semana passada, num simpósio realizado em Brasília para analisar o problema, ultrapassam os US$ 50 bilhões anuais. Apenas este dado deveria ser suficiente para que a população realizasse uma "cruzada santa" pela economia de recursos, de esforços e de capitais.

Mas a irresponsabilidade vai mais longe. O País desperdiça, por exemplo, sua juventude, largada nas ruas, à mercê de todos os vícios, corrupções e explorações possíveis, numa fábrica imensa e surrealista de marginais. Atira à lata de lixo a experiência de milhares de profissionais que, ao atingirem a fase mais criativa, a faixa dos 40 anos, são considerados "ultrapassados" pelo mercado de trabalho e não conseguem mais colocação. Ou seja, o "fruto" é descartado quando fica maduro, quando a mínima das lógicas diz que seria o ponto ideal para o consumo.

Desse rosário de desperdícios, todavia, o pior deles é o das oportunidades. O Brasil teve chances --- ufanismos à parte --- de chegar a ser, inclusive, uma potência mundial, caso promovesse indispensáveis ajustes econômicos, sociais e sobretudo comportamentais na fase que ficou conhecida como "milagre econômico".

Não fez, obviamente, nada disso. Investiu mal o dinheiro alheio, emprestado em péssimas condições de resgate, e hoje paga um preço alto demais por essa insensatez. Perdeu a oportunidade de fazer mudanças positivas quando da redemocratização.

O populismo exacerbado das lideranças políticas deixou escapar chances preciosas de reformas quando, durante o Plano Cruzado, o governo de José Sarney recebeu o apoio que até então nenhum outro presidente havia logrado obter e provavelmente ninguém voltará a conseguir.

Outra chance jogada fora foi com a eleição de Collor, um imenso estelionato eleitoral. A propalada tentativa de matar o "tigre da inflação" com um único tiro deu no que deu: taxa inflacionária acumulada, de março de 1990 a maio de 1993 de 133.295,46% (conforme dados da Fundação do Instituto de Pesquisas Econômicas da USP).

Finalmente, Itamar Franco está jogando fora nova oportunidade para que o País (que tem recursos naturais, território, solo, clima e povo favoráveis) retome a trilha do desenvolvimento auto-sustentável com justiça social. Este é, ou não, portanto, o paraíso do desperdício?!

(Artigo publicado na página 2, Opinião, do Correio Popular, em 8 de junho de 1993).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: