Monday, August 15, 2016

Alternância de glórias e tragédias



Pedro J. Bondaczuk



Estranhos são os destinos de determinadas famílias, que parecem ter uma espécie de estigma, de maldição pesando sobre suas cabeças. Esse é o caso do clã Kennedy, de Massachusetts, mais precisamente, de Hyannis Port, naquele Estado.

O velho patriarca Joseph teve quatro filhos com Rose: um morreu na guerra (Joseph Jr), outro foi assassinado enquanto era presidente (John), o terceiro foi abatido a tiros logo após vencer as eleições primárias do Partido Democrata, na Califórnia (Robert). Restou um Único filho homem, o senador Edward Kennedy.

Este, contudo, não teve melhor sorte do que os demais, embora não tenha morrido. E a única filha do casal Joseph e Rose tem problemas mentais. Um lamentável incidente, ocorrido em 1968 e até hoje não de todo bem explicado, no qual morreu sua secretária, Mary Jô Kopechkne, praticamente impediu que Ted pudesse chegar à presidência dos EUA. O caso do Rio Chapadiquitt ficou, até hoje, como incômoda pedra no sapato.

Pouco depois, foi a vez do filho caçula do senador ter uma perna amputada, em razão de câncer ósseo. A esposa, Joan, vítima de profunda depressão, fazendo uso constante de bebidas alcoólicas, separou-se de Edward.

Agora, a tragédia se abate de novo sobre a família, desta vez a de Robert, com a morte do seu filho mais velho, David Anthony Kennedy, no Hotel Brazilian Court (tinha que ser Brazilian!), em Palm Beach, na Flórida. Coincidência ou não, é muita tragédia na vida de uma família que, em contrapartida, conheceu tantas glórias!

(Artigo publicado na página 13, Internacional, do Correio Popular, em 26 de abril de 1984)


 Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk      

No comments: