Sunday, August 07, 2016

NEM MESMO GÊMEOS IDÊNTICOS SÃO IGUAIS

Tomemos dois gêmeos “parecidos” em tudo, desses que é impossível distinguir um do outro no que diz respeito às características físicas. Ambos podem ter o mesmo timbre de voz, idêntica forma de olhar, gestos que sejam a cópia exata um do outro, enfim, não ter nada que os diferencie  um do outro, no que se refere à aparência. Você, certamente, já viu irmãos assim. Podemos, pois, afirmar que os dois são iguais, cópias sem tirar e nem pôr um do outro? Jamais! De fato, não o são. Ambos podem até ter as mesmíssimas potencialidades genéticas (embora isso jamais tenha sido comprovado com rigor científico). Suponhamos que de fato tenham. Mesmo assim, jamais haverá “igualdade” entre eles. Serão diferenciados no aspecto das características “adquiridas”. Certamente, não conhecerão as mesmas pessoas que os influencie por igual, não lerão os mesmos livros, não ouvirão as mesmas músicas etc.etc.etc. Machado de Assis trata desse assunto no magnífico romance “Esaú e Jacó”. Os gêmeos do enredo, no aspecto externo, eram dos tais de nos confundirem a cabeça, por não conseguirmos distinguir diferenças, a não ser na convivência diária e assim mesmo prestando muitíssima atenção. Ambos, contudo, tinham comportamentos, gostos e personalidades não somente diferentes, como opostos. Por isso, mantinham, entre si, interminável relação de amor e ódio. Embora no íntimo sentissem afeto um pelo outro, eram inconciliáveis antagonistas, ferozes adversários e, em certo aspecto, inimigos.  


@@@@@@@@

Presente do Dia dos Pais

Dê ao seu amigão o melhor dos presentes neste Dia dos Pais: presenteie com livros. Dessa forma, você será lembrado não apenas nessa data. Mas em todos ops dias do ano, por anos e anos a fio.

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária” José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.

Com o que presentear:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internet – WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: