Wednesday, December 19, 2012

Por dentro da TV

PAULO AUTRAN RECEBE O PRÊMIO MOLIÉRE
Quem ainda duvidasse da excelente recuperação do ator Paulo Autran, que há menos de um mês teve implantadas cinco pontes de safena no coração, não pode mais negar que ele está muito bem, principalmente após as emoções fortes que viveu, com a fleugma que lhe é característica, na última terça-feira, oportunidade em que recebeu o segundo Troféu Moliére de sua carreira, no Teatro Municipal de São Paulo, pela magistral atuação na peça "Traições". Um fato curioso, durante a entrega desse prêmio aos melhores da "ribalta" paulista, foi uma pergunta feita, dessas dignas de "Pedro Bó", feita por um "chato". Ele quis saber de Paulo Autran se o Moliére lhe havia sido concedido em virtude de sua doença. Com a calma e o bom humor que o caracterizam, o ator ainda teve paciência para explicar que o prêmio foi atribuído muito antes que ele sequer desconfiasse que estava com problemas no coração. Classe é classe, minha gente... Como você responderia?

O ANO DE ZIRALDO
Este parece ser, mesmo, o grande ano de ouro do mineirão de Caratinga, o excelente cartunista e humorista Ziraldo. Depois do sucesso do seu musical infantil na Rede Globo, "A Turma do Pererê", apresentado durante a Semana da Criança, agora ele acaba de tornar-se "carioca da gema". É que, por indicação do vereador, e crítico de arte, homem ligado ao samba e à música popular brasileira em geral, Sérgio Cabral, Ziraldo recebeu, na terça-feira, o título de "Cidadão Carioca". E como humorista vive a sua arte 24 horas por dia, escondeu a emoção atrás do humor. Indagado como se sentia com a homenagem, Ziraldo respondeu; "como se estivesse de pileque". Mas emendou: "um pileque gostoso". Nada mais justo do que homenagear essa figura humana e sensível, que vem batalhando há anos no seu campo de atividade. Parabéns, Zira...

ROMANCE NA "GUERRA"
Uma das cenas que mais impressionaram as pessoas que acompanham a novela "Guerra dos Sexos", da Rede Globo, foi o beijo de Felipe (Tarcísio Meira) em Carolina (Lucélia Santos), gravada na Show Days, uma casa noturna que vem fazendo muito sucesso na Paulicéia. Para que a gravação fosse realizada, foi necessário se criar um ambiente da década dos 20s, com um clima de autêntico "saloon" norte-americano. Quantos vovôs e vovós não devem ter suspirado, morrendo de saudades de tempos mais amenos e românticos! Por falar em "Guerra dos Sexos", uma boa notícia. Provavelmente a partir do próximo dia 5, Paulo Autran deverá retornar às gravações, embora ainda em ritmo bem controlado, para a alegria de todos quantos o admiram.

JUSTÍSSIMA HOMENAGEM
Quem acompanha os bastidores da música popular brasileira não desconhece, certamente, a importância do maestro Radamés Gnatalli, como arranjador, produtor, intérprete e condutor de orquestra. De uns tempos para cá, seu nome não andava muito lembrado, estranhamente, por sinal. Entretanto, Radamés será alvo de expressiva, e justíssima, homenagem, no último programa "Aplauso", da Rede Globo, deste ano. Na oportunidade o maestro, além de receber o Troféu Asa Branca, apresentará algumas de suas obras, acompanhado pelo Coral das Docas do Rio de Janeiro. É como diz o velho clichê: "A Justiça tarda, mas não falha"!!

GUERRA DOS SANTOS
Nesta época turbulenta, nem mesmo os santos escapam de entrar numa "guerrinha". Pelo menos em Sucupira, eles vão causar uma confusão enorme. É que o líder da oposição sucupirana, Lulu Gouveia, faz uma grave denúncia na Câmara Municipal, dizendo que a cidade não foi fundada em 29 de junho, como vem sendo comemorado. Esclarece que a data correta da fundação de Sucupira é 4 de outubro, "Dia de São Francisco". Isso quer dizer que o padroeiro da cidade não deve ser São Pedro. A denúncia irrita Odorico Paraguaçu, que não admite a cassação do santo até aqui cultuado pelo povo sucupirano. Toda essa confusão vai ao ar num dos próximos programas do "Bem Amado", no Sexta Super, da Rede Globo. Esse Dias Gomes não tem mais o que inventar! Calculem a confusão que essa guerra de santos vai provocar!

ANTONIO PEDRO SERÁ JEREMIAS PAVÃO
A novela de Janete Clair, "Eu Prometo", que a Rede Globo apresenta no horário das dez e que já conta com um elenco de primeiríssima linha, vai ganhar, nos próximos trinta capítulos, mais um reforço considerável. Será o ator Antonio Pedro, que vai viver um tipo malandro, bem matreiro, o empresário Jeremias Pavão, que está interessado na Reny (Maria Padilha), lançando-a na vida artística. Acontece que Pavão não é bem o tipo que a jovem precisa. O próprio Antonio Pedro explica: "O Jeremias é um vivaldino. Antes de ser empresário, ele é um sujeito com muita lábia, e que vai engabelando as pessoas. Assim ele se comportará com a Reny. Propõe uma jogada para ela, mas não a que Reny desejaria, pois na verdade Jeremias é uma figura que trabalha nas bocas do lixo". Muitas confusões à vista, portanto, prendendo ainda mais a atenção do telespectador.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 18, editoria TEVÊ, do Correio Popular, em 28 de outubro de 1983).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: