Friday, December 28, 2012

Por dentro da TV


LEWGOY NÃO PERDEU O SEU BOM HUMOR
O ator José Lewgoy é mesmo uma figura humana extraordinária. O acidente automobilístico que teve, há duas semanas, no Rio, conseguiu retirá-lo de circulação por 45 dias, mas não tirou o seu bom humor. Ele vem se portando com uma serenidade espantosa, e o seu quarto, no segundo andar da Clínica Santa Lúcia, no Rio, tem sido pequeno para receber todos os amigos que vão visitá-lo. E nessas oiportunidades, ele entretém as visitas com tanto charme e bom humor a ponto dos visitantes não querem deixá-lo.

PAULO AUTRAN ESTÁ "ÓTIMO"
O ator Paulo Autran é outro que vem tendo uma recuperação notável. Recorde-se que no mês passado ele teve um ataque agudo de angina, sendo necessária, até, uma cirurgia cardíaca, oportunidade em que teve implantadas cinco pontes de safena. Outro dia ele foi jantar na casa de amigos e mostyrou-se bem disposto. Ontem, compareceu no Teatro Municipal de São Paulo, na entrega do "Prêmio Moliére" aos melhores do teatro em 83 (oportunidade em que a atriz Yara Amaral foi uma das agraciadas). Entretanto, ainda não se sabe quando Paulo Autran vai retornar ao batente, com as gravações da novela "Guerra dos Sexos", na Globo.

HOMENAGEM A RAUL CORTEZ
Quem vai receber uma homenagem hoje, às 21h20, na TVS, é outro veterano ator, Raul Cortez. Ele será o convidado especial para o quadro "O Dia em que Você Nasceu", do "Show Sem Limite". Ainda a respeito de Cortez, correm insistentes rumores de que ele estaria praticamente fora da Rede Bandeirantes, já que a Rede Globo estaria seriamente interessada na sua volta ao Jardim Botânico. Sobre o "Show Sem Limite" de hoje, podemos adiantar as presenças de Maria Alcina e Marília Barbosa, relembrando a saudosa Carmem Miranda, do costureiro Ronaldo Esper, com um desfile de modas da época e do cantor Cauby Peixoto, interpretando seus grandes sucessos.

VOZ DE CAETANO EM "EU PROMETO"
A novela "Eu Prometo", que a Rede Globo está apresentando, de segunda a sexta, às 22 horas, tem todos os ingredientes indispensáveis para o sucesso. Além de ser de autoria de Janete Clair, o que é meio caminho andado para estourar em audiência, de ter um elenco dos mais expressivos e do cuidado de que é cercada, em termos de cenários e figurinos, ainda tem a voz de Caetano Veloso, abrilhantando a sua ótima trilha sonora. O bom baiano de Santo Amaro da Purificação canta a música "Você é Linda", tema da personagem Celina Kely, vivida com graça e charme pela Renée de Vielmond. E a gente fica sem saber se o título da canção está elogiando a ótima interpretação de Caetano, e não menos excelente atuação da atriz, ou a sua beleza pessoal. "Você é Linda" faz parte do repertório do LP "Uns", que Veloso lançou pela gravadora Polygram.

"DESAFIO", AGORA MAIS AMPLO
O programa "Desafio à Produção", da Rede Bandeirantes, comandado pela Baby Garroux, está passando por algumas transformações. O objetivo é dar mais ritmo, dinamismo e informação cultural ao telespectador. Agora, ao invés de uma só pessoa desafiar a produção, através de carta, várias vão fazê-lo, e das formas mais variadas possíveis. Inclusive a própria apresentadora Baby Garroux pode lançar seu desafio à equipe do programa, que é apresentado às sextas-feiras, às 21 horas. A produção, de agora em diante, poderá ser desafiada pela platéia, pelos jurados, por algum membro dela própria, por faculdades, clubes de serviço e entidades as mais variadas. Vamos ver como é que ela vai se sair desta...

ARTE PRIMITIVISTA
Qual a importância dos artistas "primitivistas" na História da Arte no Brasil? Esta e outras perguntas serão respondidas na próxima quinta-feira, às 23h15, no excelente programa produzido por Dan La Laina Sene e apresentado pelo professor de Artes Plásticas, Pedro Manoel, na Rádio e Televisão Cultura. O "História da Arte no Brasil" vai destacar que a aceitação dos "primitivos", também conhecidos como "ingênuos", começou na Europa, no final do século passado. Isso aconteceu em virtude da influência dos pendsadores românticos. Estes, recorde-se, valorizam a Arte como expressão dos sentimentos. Era o mito, tão em voga, do "bom selvagem", do homem primitivo que ainda não havia sido corrompido pela civilização e que por essa razão tinha uma mensagem absolutamente íntegra. Quem quiser saber mais detalhes, assista ao programa.

SILVA, O FEIO, NO CHICO ANYSIO SHOW
O Chico Anysio Show de hoje, na Rede Globo, às 21h20, marca o retorno de mais um dos inúmeros tipos criados pelo excelente humorista cearense. Trata-se do Silva, um feio excessivamente paquerador que, por isso mesmo, acaba fazendo sucesso entre as mulheres. Outro quadro, para o qual chamamos especial atenção, é o que focaliza aquele pai coruja, que considera seu filho imbecil um verdadeiro gênio, com a participação de Castrinho, que embora venha atuando todas as manhãs no "Balão Mágico", não se desligou do Chico Anysio Show.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, editoria TEVÊ, do Correio Popular, em 25 de outubro de 1983).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: