Friday, December 14, 2012

Por dentro da TV

"BEM AMADO" VOLTA A SER SEMANAL
Quem curte as trapalhadas do prefeito de Sucupira, Odorico Paraguaçu, logo vai ter uma surpresa agradável. É que, ao contrário do que chegou a ser noticiado por aí, logo o "Bem Amado" voltará a ter apresentações semanais pela Rede Globo, embora não tenha ainda sido definido em que dia ou horário. Aliás, sem favor algum, o programa é, na atualidade, o melhor humorístico de nossa TV (e em outras partes do mundo, dificilmente alguma emissora conta com produção que ao menos se assemelhe a esta). Os tipos apresentados no "Bem Amado" são vivos, reais, facilmente encontrados nos mais de cinco mil municípios brasileiros. É a nossa realidade apresentada no vídeo, com muito humor e talento e, principalmente, sinceridade. Por essa razão, emplacou.

FAGNER NO "ACADEMIA"
Ainda não foi desta vez que o cantor Fagner ocupou a cadeira número 4 do "Bar Academia", excelente programa da TV Manchete, sem um dia fixo para apresentação. Ele estava previsto para ir ao ar na quinta-feira, às 21h30. Entretanto, para que os apreciadores da boa música brasileira não perdessem o jogo Brasil x Uruguai (antes tivessem perdido!), a emissora resolveu transferir a apresentação para depois de amanhã, no mesmo horário. O "Bar Academia" terá, ainda, como convidados, além de Fagner, Chico Buarque de Holanda, Ivan Lins, Zé Ramalho, Cauby Peixoto, Joanna e Céu da Boca. Que timaço! Bem melhor do que o do Parreira, não é mesmo? Nesta "academia" do samba, a cadeira número um fica com o Chico Buarque; a número dois com o Edu Lobo; a três com Paulinho da Viola e a quatro, finalmente, está reservada ao excelente Fagner. E assim a TV conta, ao vivo, a história da moderna música popular brasileira...

TETÉ É ELE OU ELA?
Muita gente anda perguntando se o trombadinha Teté, da novela "Eu Prometo", da Rede Globo, é homem ou mulher. Na história, o personagem foi adotado por Joca, assessor do político Lucas Cantomaia, que pensa em lhe dar um lar. Trinta segundos para responder! Você não sabe? Pois vai lá: o Teté, da novela das dez, é vivido pela atriz Inês Gazlvão, que em outros tempos chegou a fazer algumas pontas na novela "Dancin Days". Mas que atuação de garra da moça, não é verdade?! Está aí um futuro talento, anotem...

CHACRINHA NA "FESTA"
E aquela interminável "Festa", na cobertura do Agyldo, está cada vez mais doida. Neste domingo, recepcionando os convidados e apresentando os diversos blocos do programa vai entrar, sabem quem? O "Velho Guerreiro", Chacrinha! Além dele, Chico Anysio e Carlos Leite vão mostrar mais uma aula do Professor Raimundo. E os três mecânicos malandros (Dedé, Mussum e Zacarias), continuam tapeando os fregueses que têm a infelicidade de procurar a "Oficina Faz de Tudo". Mas não vai parar só nisto o "A Festa é Nossa" de amanhã. O professor de Mitologia (Agyldo Ribeiro) volta a falar sobre a história dos deus da Grécia Antiga, tendo por assistente aquele mordomo, que é uma autêntica "múmia paralítica" (Farneto Farah). Já chega? Ainda não! A "Festa" terá, também, a professora Jequitiboa (Ema D'Ávila), "pirando" o seu secretário (Marcos Plonka), quando resolve improvisar um discurso. Finalmente, para quem quiser ficar bem informado, não pode perder outra edição do "Jornal do Ifrahim", com o Agyldo Ribeiro. É, ou não é, uma "Festa" muito doida?!

GAL: UM ESPECIAL E UM DISCO
No dia 9 de dezembro, os amantes da boa música brasileira vão ter a oportunidade de apreciar um excelente especial pela Rede Globo, com um dos "monstros sagrados" da moderna MPB, Gal Costa. Os preparativos para as gravações começam já nesta semana (apesar do feriado de Finados), com a montagem, no Ginásio do Ibirapuera, do palco que servirá de cenário à cantora. No especial, Gal Costa vai cantar músicas do seu novo LP, em preparação pela Polygram, e que deverá estar nas lojas, o mais tardar, na metade deste mês. Trata-se de "Baby Gal", fixando definitivamente na preferência do público o Tropicalismo, formando uma verdadeira alquimia de ritmos, ou seja, rumba, canções, bossa nova, afro-samba, baladas, marcha-pop, etc... Por esta pequena "palhinha", dá para notar que esse novo disco será fora do comum. No especial, Gal vai, ainda, cantar grandes sucessos da sua carreira, e alguns do passado, como por exemplo "Escandalosa". O carro-chefe, contudo, tanto do LP, quanto do programa, será a composição de Caetano Veloso, "Baby", que tem um significado enorme dentro do Tropicalismo.

O "CONSENSO" EM "DIÁLOGO"
O segundo programa "Diálogo", com o Roberto D'Ávila (ex-Canal Livre), vai ao ar neste domingo, às 22 horas, pela TV Manchete. O primeiro aconteceu no domingo passado e contou com as presenças do governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, e do ex-senador e ex-ministro da Educação e do Trabalho, Jarbas Passarinho. No programa de amanhã estará em foco o consenso, o entendimento entre os políticos brasileiros, na busca de soluções para os graves problemas econômicos e sociais que o país enfrenta. Está aí uma boa sugestão ao telespectador.


(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 46, editoria TEVÊ, do Correio Popular, em 30 de outubro de 1983).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: