Monday, December 10, 2012

Por dentro da TV


NATHÁLIA DO VALLE DE VOLTA NO HORÁRIO DAS SETE
Muitos pediram, e a Globo atendeu. A atriz Nathália do Valle deverá ser uma das atrizes da próxima novela global das sete, cujo título provisório é "Transas & Caretas", que deverá substituir "Guerra dos Sexos". Aliás, o elenco, salvo alguma mudança de última hora (que não acreditamos que venha a ocorrer) é fortíssimo. Vejam só quem está confirmado: José Wilker, Cláudio Marzo, Christiane Torloni, Elizabeth Savalla, Paulo Goulart, Nicole Puzzi (que faz sua estréia na emissora), José Lewgoy (olha ele de volta!), Kate Hansen, Flávio Guarnieri, Maiara Magri, Yolanda Cardoso, Francisco Milani, Carlos Gregório e Tônia Carrero (que também participou recentemente de "Louco Amor"). Um timaço, não é verdade?!

BRUNA E RICELLI EM PORTO ALEGRE
Os gaúchos devem estar todos "ouriçados", com o anúncio da possível presença da atriz, manequim e poetisa Bruna Lombardi nos pampas, em fins de novembro, para o encerramento da Feira do Livro, que se desenvolve em Porto Alegre. Ela não vai ao Sul, contudo, apenas na qualidade de badalada figura de novelas. Bruna é uma excelente e sensível poetisa, inclusive com livro na praça e tudo o mais. Em Porto Alegre, a atriz conta com um fã todo especial, não apenas de televisão, mas daquilo que ela escreve. Trata-se do poeta Mário Quintana (cada vez mais jovem, à medida que envelhece), que, inclusive, no ano passado, participou do lançamento do livro de Bruna Lombardi, tendo feito, até, o prefácio da obra. Os gaúchos estão anunciando, também, a ida de Carlos Alberto Ricelli a Porto Alegre. Entretanto, a presença do ator, ao contrário da de Bruna, na Feira do Livro, ainda não está confirmada.

LADY FRANCISCO NA IMPÉRIO
Faltando quatro meses para o Carnaval --- em 84 a festa vai cair no início do mês de março --- as principais escolas de samba cariocas vão ultimando suas contratações de artistas que desfilarão como destaques. E a Império Serrano teve que dar a mão à palmatória e reconciliar-se com a atriz Lady Francisco, com quem alguns elementos estavam brigados. Pazes feitas, tudo certinho, Lady vai poder sair na avenida pela escola do seu coração. E o pessoal da Império está garantindo que vai ser a grande sensação na nova passarela da Marquês de Sapucaí, prometendo "humilhar" Portela, Beija-Flor, União da Ilha e outras tantas. É, se depender de otimismo, eles já ganharam por antecipação o Carnaval de 84...

DICK FARNEY NA CULTURA
Para aqueles que, como nós, gostam de curtir uma música de caráter mais intimista, uma boa notícia. Na sexta-feira, dia 4, às 21 horas, a Rádio e Televisão Cultura apresenta um especial com o cantor de voz macia e envolvente, o sensacional Dick Farney. Como o tempo passa! Pois não é que Dick, figura sempre constante nos velhos filmes da antiga "Atlântida", está completando 42 anos de carreira! Ele iniciou suas atuações como "crooner" da orquestra de Carlos Machado, ainda no tempo do velho e saudoso Cassino da Urca. Para que os mais novos sintam a força de sua interpretação, é forçoso recordar que quando Dick iniciou sua vida artística, estavam na moda cantores com vozeirões potentes e impostados, como Francisco Alves, Orlando Silva, Vicente Celestino, Sílvio Caldas, grandes ídolos da época. Quem quiser recordar canções como "Marina", "A Loira", "A Saudade Mata a Gente" e "Um Cantinho e Você", apresentadas daquela forma que a gente pode e deve cantar "no ouvido da namorada", não deve perder o especial desta sexta-feira.

IVON CURY DE NOVO NA NOITE
Quem curte a noite, e já foi ao Rio de Janeiro, sabe que um dos pontos de referência da boêmia artística daquela cidade, há uns tempos atrás, foi o restaurante do cantor e humorista Ivon Cury, o "Sambão e Sinhá". Quando ele fechou, muita gente se viu privada daquele ambiente descontraído que a casa tinha. Pois no último dia 27, Ivon, para alegria geral dos seus amigos, reabriu o seu restaurante, só que agora com outro nome, que lembra um pouco a Índia. O novo estabelecimento do cantor, que na reinauguração contou com um grande número de nomes globais (comandados pelo Moacyr Deriquém), é "A Vaca Sagrada". Nossa! Onde o Ivon foi buscar esse nome?! Mas o importante é que os artistas passam a contar com um novo espaço para apresentações, nesta época onde, cada vez mais, "as vacas estão magras". Sucesso ao Ivon.

PAINHO FELIZ COM SEU NOVO MENESTREL
Painho vai ser o principal destaque do Chico Anysio Show de hoje, na Rede Globo. O pai de santo maneiroso está todo feliz com seu novo menestrel, cercado por suas fiéis mucamas. Além desse personagem, haverá o Bruce Kane (em mais um louco papel); Brasuca, íntimo dos super heróis das histórias em quadrinhos; Tutóia, aquele "bicão" cara de pau, que fura qualquer festa ou reunião social; Silva, o feio paquerador, que sai de dentro de um guarda-roupa para conquistar as mulheres, e o Cascata, todo orgulhoso com as proezas de seu filho idiota, que ele julga um gênio, o desengonçado Cascatinha. E para completar, o malandrão Azambuja se mete em nova trapalhada, geralmente fora da lei.

GEGÊ, O MAIS CANTADO EM NOSSA MPB
Muitos homens públicos ficaram famosos em letras de música popular. Vários foram satirizados, como os ex-presidentes Wenceslau Brás e Juscelino Kubitschek. Mas nenhum, em época alguma, conseguiu rivalizar com Getúlio Vargas. Desde 1929 até a sua trágica morte, em agosto de 1954, sua figura e seus feitos foram temas de dezenas e dezenas de sambas, marchas e até hinos laudatórios. Os que conheceram de perto o velho presidente, dizem que ele se deliciava com isso. Por causa da sua importância na música popular brasileira, como tema para essas inúmeras composições, a Fundação Roberto Marinho e o SESC bolaram uma promoção sui gêneris. Lançaram o disco "O Ciclo de Vargas", com uma seleção das melhores composições que têm por tema o pitoresco (e saudoso) Gegê. Aliás, o LP não é um lançamento isolado. Faz parte de uma série, intitulada "Uma Visão da Música Popular". Desta, foram lançados, antes, os discos "Revolução de 30", e "Revolução de 32". Para os colecionadores, críticos, estudiosos da MPB ou simplesmente discófilos, fica aqui a dica.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, editoria TV, do Correio Popular, em 1º de novembro de 1983).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: