Monday, December 24, 2012

Por dentro da TV

AS TRAVESSURAS DE DAYSE, EM "EU PROMETO"
A atriz Fernanda Torres parece que está se especializando em representar personagens desequilibradas. A Dayse Cantomaia, que ela vive na novela "Eu Prometo", de Janete Clair, que a Globo apresenta de segunda a sexta, no horário das dez da noite, está perfeita. Mas não tenham dúvidas, personagens assim exigem muito maior carga de emoção, e até provocam mais desgaste físico nos artistas. Vejam só o que a louquinha da Deyse vai aprontar, para "chatear" seus pais, Lucas Cantomaia e Darlene (Francisco Cuoco e Dina Sfat) num dos próximos capítulos. Realizará uma festinha surpresa em casa, cujos convidados são ntodos da turminha da pesada do Baixo Leblon, entre eles um "punk", cheio de colorido, com seu penteado exótico, "à la crista de galo". Deyse, muito confusa, a certa altura passa a deixar os presentes com "o coração na boca", quando sem mais e nem menos, sair a andar pelo telhado. Aliás, essa cena teve que ser adiada por duas vezes, por causa das chuvas que caíam no Rio. Vocês já imaginaram ter que andar pelo telhado debaixo de um aguaceiro?!

AGORA FOI A VEZ DE ÊNIO
A maré de má sorte parece que não quer deixar os artistas, neste ano. Depois de tantas doenças, acidentes e afastamentos para tratamento de saúde, como os de Paulo Autran, Mário Lago, José Lewgoy, Lúcio Alves, Elza Gomes e tantos outros, desta vez foi o ator Ênio Santos o atingido pela fatalidade. Ao descer uma escada em caracol, ele falseou o pé num dos degraus e sofreu uma queda, tendo, em conseqüência, uma luxação, que o obrigou a engessar o pé direito. Mas não se assustem. Segunda-feira Ênio retirou a bota de gesso, que teve que usar por duas semanas, e já está novinho em folha, pronto para retornar ao batente. Menos mau!

O FENÔMENO HENRIQUETA BRIEBA
Mês passado, quando da vinda da cantora norte-americana de jazz, Alberta Hunter, conhecida como a "Grande Dama", afirmamos que a duração de sua carreira artística era, provavelmente, um recorde. Nos enganamos, todavia. Embora Alberta Hunter venha se apresentando, sempre com a mesma vitalidade, há 75 anos (está com 88 de idade), ela perde para uma brasileira. Trata-se da atriz Henriqueta Brieba, que vive a Dona Ana Luísa na novela "Champagne", da Rede Globo, cuja carreira, iniciada nos palcos aos 4 anos, já atingiu aos 78 anos! E vejam a vitalidade dessa doce velhinha, capaz de envergonhar muito garotão de 18 anos por aí. Além de representar a idosa aristocrata na novela das oito, ainda excursiona com a pela "Caixa de Sombras", trabalho que lhe deu um Prêmio Moliére de Teatro, em 1978, em sua temporada paulista. Um exemplo de talento e amor à vida, que deve ser imitado por todos nós, não acham?!

CRIANÇADA QUER SABER DO FOFÃO
As emissoras de TV, às vezes, têm cada uma! Por exemplo, ninguém conseguiu ainda entender o por quê da saída do simpático e terno "Fofão" da turma do "Balão Mágico", programa apresentado diariamente pela Globo ^`as 10h30. Ninguém está aqui criticando Castrinho, que está muito bem no horário. Mas o "Fofão", tenham certeza, era um personagem que falava mais de perto à meninada. Se alguém achar que estamos exagerando, faça uma enquete. Pergunte a cem crianças, por exemplo, o que elas acharam da mudança. Tenha a certeza absoluta que 98 delas vão dizer que não gostaram e não entenderam. Quem tiver qualquer dúvida, faça a experiência.

ZIZI POSSI EM "ALTO ASTRAL"
A cantora Zizi Possi, que compareceu ontem ao programa "Essas Mulheres Maravilhosas", do Jota Silvestre, na Rede Bandeirantes, está vivendo, provavelmente, o ponto mais alto da sua carreira. Analisando o boletim semanal da sua gravadora, a Polygram, vejam só o que descobrimos. Na relação dos discos mais vendidos por este selo, no mês de setembro, na categoria "Nacionais", ela encabeçou, até com tranqüilidade, a lista tanto dos compactos simples, como dos duplos e dos LPs. Nos compactos, por exemplo, o seu trabalho "Toda uma História", deixou para trás (do 2º ao 5º), discos como "Anjo", do Conjunto Roupa Nova; "Na Mira do Olhar", de Marcos Sabino; "Flipinho", de Tilt, a Banda Eletrônica e "Eu Preciso de Você", de Paula Maia. Mas, entre os LPs, a colocação de Zizi Possi foi mais expressiva, principalmente se levarmos em conta que ficaram abaixo dela os seguintes "cobras", não apenas da Polygram, mas da própria MPB: Fátima Guedes, Jair Rodrigues, Tânia Alves, Roupa Nova, Nara Leão, Sidney Magal, Eduardo Dusek e Erasmo Carlos. A vendagem do "long play" "Para Sempre e Mais um Dia" surpreendeu até à própria cantora. Modéstia...nada mais que modéstia...

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, editoria TEVÊ, do Correio Popular, em 26 de outubro de 1983).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: