Saturday, June 09, 2018

Reflexão do dia


SÁBATO PRESIDIU A COMISSÃO QUE APUROU OS CRIMES DA DITADURA MILITAR ARGENTINA
Ernesto Sábato teve que esperar 16 anos para obter o reconhecimento internacional, embora jamais tenha sido cogitado para o Prêmio Nobel de Literatura, por exemplo. Foi reconhecido como um dos maiores escritores do seu tempo só em 1961, com o livro “Sobre heróis e tumbas”. E 13 anos depois, conseguiu a consagração, com outro romance: “Abandon, o exterminador”. Se não ganhou o Nobel, conquistou, pelo menos, a maior premiação concedida a escritores de língua espanhola, o Prêmio Cervantes de Literatura, em 1984. Esse ano, com certeza, ele deve ter guardado na memória como sendo muito especial e por uma série de razões. Uma delas foi o convite que recebeu para presidir seleto e ilustre grupo de personalidades e intelectuais que compunham a Comissão Nacional sobre o Desaparecimento de Pessoas, que publicou, ao cabo de seus trabalhos, o memorável relatório “Nunca mais”, com descrições e depoimentos das vítimas e sobreviventes da ditadura militar no período de 1976 a 1983, expondo, em toda a sua crueza, os crimes cruéis, o absurdo genocídio perpetrado contra seu próprio povo pelos ditadores fardados.

@@@


DESAFIO E PROPOSTA


Meu desafio está atrelado à proposta que tenho a fazer. Explico. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que quero conferir. Tenho um novo livro, dos mais oportunos para um ano como este, de Copa do Mundo de Futebol. Seu título é: “Copas ganhas e perdidas”. Trata-se de um retrospecto de mundiais disputados pelo Brasil (que disputou todos, por sinal), mas não sob o enfoque do profissional de imprensa que sou, mas de um torcedor. É um livro simultaneamente autobiográfico e histórico, que relata como e onde acompanhei cada Copa do Mundo, de 1950 a 2014, da minha infância até meus atuais 75 anos de idade. Meu desafio é motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, apenas pela internet, e sem que eu tenha que bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa até que consiga êxito, todos os dias, sem limite de tempo. Basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. A proposta e o desafio estão lançados. Acredito que serei bem sucedido!!!

@@@

CITAÇÃO DO DIA:

Arte educativa 

A arte é educativa enquanto arte, mas não enquanto arte educativa, porque neste caso ela é nada e o nada não pode educar.

(Benedeto Croce).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk
  

No comments: