Wednesday, June 13, 2018

Reflexão do dia


DIFICILMENTE CONSEGUIMOS SABER O TAMANHO E O

ALCANCE DE NOSSO EVENTUAL SUCESSO

Raramente sabemos o tamanho e o alcance do nosso eventual “sucesso” literário, caso venha a ocorrer. Não raro, morremos amargurados e feridos, nos julgando escritores fracassados quando não injustiçados, sem que de fato o sejamos. Ademais, para nós, o êxito não se mede pelas cifras ostentadas por nossa conta bancária (pelo menos é o meu caso). A literatura, como negócio, como meio de ganhar dinheiro, acreditem, salvo raríssimas exceções, é péssimo negócio, é uma tremenda furada. É, sim, caso produzamos literatura de qualidade, generosa, quando não superlativa, ou seja, generosíssima autodoação. E vocês acham que isso é pouco? Eu não! Ciente de tudo isso, persisto neste apaixonante, mas não raro frustrante mundo das letras. Já se tornou vício, e sem possibilidades de regeneração. Mesmo que queira, não consigo parar de escrever. Não poderei, pois, me queixar caso não me sinta lido e nem prestigiado (como tantas e tantas e tantas vezes me sinto). Não estou iludido. Ninguém me prometeu o sucesso entregue de bandeja. Estou ciente das agruras e da indiferença das pessoas, alvos do que escrevo. E… ainda assim, persisto...

@@@



DESAFIO E PROPOSTA

Meu desafio está atrelado à proposta que tenho a fazer. Explico. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que quero conferir. Tenho um novo livro, dos mais oportunos para um ano como este, de Copa do Mundo de Futebol. Seu título é: “Copas ganhas e perdidas”. Trata-se de um retrospecto de mundiais disputados pelo Brasil (que disputou todos, por sinal), mas não sob o enfoque do profissional de imprensa que sou, mas de um torcedor. É um livro simultaneamente autobiográfico e histórico, que relata como e onde acompanhei cada Copa do Mundo, de 1950 a 2014, da minha infância até meus atuais 75 anos de idade. Meu desafio é motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, apenas pela internet, e sem que eu tenha que bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa até que consiga êxito, todos os dias, sem limite de tempo. Basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. A proposta e o desafio estão lançados. Acredito que serei bem sucedido!!!


@@@

CITAÇÃO DO DIA:


Cinema e literatura 

O cinema é uma forma de respirar da literatura. Bergman queria ser escritor, mas a linguagem literária é outra. A linguagem cinematográfica é puramente emotiva e mais sintética. Mostra, mas não demonstra, ilumina, mas não informa.

(Agustina Bessa-Luís, escritora portuguesa, entrevista publicada no caderno "Mais!" da Folha de S. Paulo, 18 de junho de 2000).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: